Se você passear pela seção de produtos da sua mercearia local e se perguntou se as clementinas - às vezes chamadas de cuties - são boas para você, aqui está a resposta: Sim! Eles contêm fibras, vitamina C e carboidratos complexos. As clementinas contêm nutrientes semelhantes às laranjas e tangerinas com dois importantes benefícios: são mais fáceis de descascar que as laranjas e, diferentemente das tangerinas, geralmente não contêm sementes.
Nutrição
Clementinas reúnem muita nutrição em um pacote minúsculo . Uma clementina, um tipo de tangerina, contém 34 calorias e 36 miligramas de vitamina C, mais da metade de sua necessidade diária. Uma clementina contém aproximadamente a mesma quantidade de vitamina C que uma porção de sumo de toranja e metade da mesma vitamina C que uma laranja, A clementina também contém quase 9 gramas de hidratos de carbono, 1,3 gramas de fibra e pequenas quantidades de cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.
Fibra
As clementinas contêm fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol, prevenir doenças cardíacas e combater o diabetes. Outras frutas que contêm fibras solúveis incluem ameixas, bananas, amoras e maçãs. Você também pode obter fibras solúveis em cereais integrais e sementes, leguminosas como ervilhas, feijão e alguns vegetais, incluindo cenouras e brócolis. A American Dietetic Association recomenda que você consiga 25 gramas de fibra diariamente e a Associação Americana de Diabetes recomenda que as pessoas com diabetes consomem de 25 a 50 gramas por dia.
Problemas com megadoses de vitamina C
A colunista do New York Times, Jane Brody, adverte contra tomar megadoses de vitamina C em uma tentativa de melhorar a saúde. Embora a vitamina C seja uma vitamina solúvel em água que deixa seu corpo todos os dias, tomar mais do que o necessário pode ser prejudicial. É altamente improvável que você possa comer clementinas suficientes para produzir toxicidade. Os perigos, que incluem a interferência em medicamentos que afinam o sangue e aumentam a toxicidade de alguns metais, têm maior probabilidade de afetar as pessoas que tomam altas doses de suplementos de vitamina C. Demasiada fibra pode causar, em vez de aliviar, obstipação, mas tais problemas também são mais prováveis de tomar suplementos do que de comer clementinas ou outros alimentos.
Vitamina C Estudos -
Vitamina C bloqueia um tipo de inflamação - Proteína C-reativa - associada a doenças cardíacas, diabetes e Alzheimer, de acordo com Gladys Block, professora da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Tomar 500 miligramas de vitamina C por dia produziu um efeito anti-inflamatório em um estudo publicado em abril de 2004 no "Journal of American College of Nutrition". A vitamina C também pode prevenir cálculos biliares, de acordo com um estudo publicado em 2009 em "BMC Gastroenterology".
Fiber Clinical Trial
Fibra provou ser eficaz na redução de açúcar no sangue e triglicerídeos - uma propriedade encontrada em margarina e outros gorduras trans - em um estudo realizado por pesquisadores suecos. Os participantes do estudo ingeriram fibra de aveia, centeio, beterraba sacarina ou alguma combinação dos três. As pessoas do grupo de controle não comeram nenhuma fibra. O farelo de centeio foi encontrado útil na redução dos níveis de glicose, especialmente em mulheres, de acordo com M. Ulmius, cujo relatório foi publicado no "European Journal of Nutrition", em outubro de 2009.