O colesterol alto em gemas de ovo lhes deu um pouco de um rap ruim. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, uma gema de ovo tem 184 mg de colesterol e 4,51 g de gordura. Apesar destes valores, as gemas de ovos têm um lugar em uma dieta saudável, se uma pessoa exercita moderação, porque elas são uma boa fonte de vitaminas e outros nutrientes.
A e D
Uma gema de um ovo grande tem 245 UI de vitamina A e 27 UI de vitamina D, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. A dose diária recomendada de vitamina A para homens e mulheres adultos é de 3.000 e 2.333 UI, respectivamente. O Instituto Linus Pauling diz que a dose diária recomendada de vitamina D é de 200 UI para homens e mulheres adultos entre 19 e 50 UI.
A vitamina A é tão importante para a visão que o Instituto Linus Pauling reporta que a deficiência de vitamina A em crianças é a principal causa evitável de cegueira no mundo em desenvolvimento. A deterioração da visão noturna é um sintoma precoce de deficiência de vitamina A. A vitamina D é essencial para um sistema nervoso e sistema imunológico saudáveis. Uma vez que está envolvida no metabolismo do cálcio, a vitamina D também é essencial para ossos saudáveis.
Vitaminas B
Uma gema simples tem 25 microgramas de folato e 166 mg de colina, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. O Instituto Linus Pauling diz que o folato - também chamado de ácido fólico ou vitamina B-9 - é usado para sintetizar e reparar o DNA. É tão essencial para a divisão celular que uma classe de medicamentos chamados antifolatos é usada para combater o câncer, impedindo o uso de folato no corpo. A colina é geralmente misturada com vitaminas B porque é solúvel em água. A colina fornece integridade estrutural à membrana celular e está envolvida na síntese do neurotransmissor acetilcolina.
A dose diária recomendada de folato para adultos de ambos os sexos é de 400 microgramas de folato por dia. Homens e mulheres adultos precisam de 550 mg e 425 mg de colina, respectivamente.
Minerais
Uma única gema de um ovo grande tem 9,5 microgramas de selênio, 19 mg de potássio, 66 mg de fósforo e 22 mg de cálcio, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Tem 1 mg ou menos de ferro, magnésio, zinco e cobre.
A National Kidney Foundation diz que as pessoas com doença renal avançada muitas vezes têm de restringir a ingestão de potássio e fósforo. Como as gemas de ovos têm quantidades relativamente pequenas desses minerais, os pacientes renais com doença avançada e outros que precisam restringir seu potássio e fósforo podem comê-los porque as gemas têm quantidades relativamente pequenas de potássio e fósforo.