Vitamina C
As tangerinas, como todas as frutas cítricas, são uma excelente fonte de vitamina C. Agricultura lista uma tangerina média como contendo 29,1 mg - quase 50 por cento do valor diário recomendado - desta vitamina antioxidante essencial. O site Healthiest Foods do mundo observa que os efeitos antiinflamatórios da vitamina C podem ajudar a aliviar doenças como asma, osteoartrite e artrite reumatóide. A vitamina C também previne a oxidação do colesterol e pode ajudar a impedir que ela atinja as paredes das artérias, ajudando a prevenir ataques cardíacos e derrames. A vitamina C elimina os radicais livres, o que pode ajudar a prevenir muitos tipos de câncer, particularmente o câncer do cólon.
Vitaminas do Complexo B
Embora existam apenas 50 calorias em uma tangerina de tamanho médio, este citrino saudável tem mais a oferecer do que apenas quantidades abundantes de vitamina C. As tangerinas também são boas fontes de B-1, ou tiamina, que seu corpo necessita para a produção de energia e o bom funcionamento dos músculos e nervos. As tangerinas também contêm quantidades modestas de outras vitaminas do complexo B. O USDA afirma que uma tangerina de tamanho médio contém 063 mg de tiamina ou vitamina B-1; 0,039 mg de riboflavina ou vitamina B-2; .410 mg de niacina ou vitamina B-3; e .235 mg de ido pantotico ou vitamina B-5. A mesma tangerina também contém 17 mcg de folato. O Escritório de Suplementos Dietéticos do National Institutes of Health diz que o folato é necessário para produzir RNA e DNA e ajuda na produção de glóbulos vermelhos.
Carotenóides
É no fornecimento de carotenóides benéficos que as tangerinas realmente brilham. Uma tangerina de tamanho médio fornece 0,169 mg de beta-caroteno, um composto orgânico altamente pigmentado com propriedades antioxidantes. De acordo com o site Healthiest Foods do mundo, as tangerinas - junto com as laranjas, abóboras e mamões - são particularmente ricas em outro beta-criptoxantina, o carotenóide. O USDA observa que uma tangerina média fornece 444 mg. Algumas pesquisas científicas sugerem que a beta-criptoxantina pode reduzir o risco de câncer de pulmão. Em um estudo clínico conduzido por Yuan e colegas e publicado na edição de setembro de 2003 da revista Cancer Epidemiology, os pesquisadores descobriram uma redução de 27% no risco de câncer de pulmão entre adultos que consumiam alimentos ricos em beta-criptoxantinas. O teor de vitamina A é onde as tangerinas superam suas primas mais próximas, a laranja. Uma tangerina, de acordo com o USDA, contém 742 UI de vitamina A - mais que o dobro da laranja de tamanho médio, que oferece apenas 295 UI. Segundo a Enciclopédia Médica MedlinePlus, a vitamina A é necessária para uma boa visão e ajuda a manter dentes e ossos saudáveis.