As ondas de calor, tecnicamente conhecidas como purgações vasomotoras, são a queixa mais comum das mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa. De acordo com a Mayo Clinic, 65% a 75% das mulheres na perimenopausa apresentam ondas de calor. Eles ocorrem devido a vasos sanguíneos aumentados, enviando mais sangue ao redor do corpo. Outra causa de ondas de calor é um nível irregular de estrogênio e progesterona. Ondas de calor podem ser desencadeadas por certas coisas na dieta, incluindo comida picante quente, cafeína e álcool. Outros gatilhos incluem ansiedade, estresse e raiva. Você pode tomar uma série de vitaminas para reduzir a gravidade ou o número de ondas de calor.
Vitamina B
A vitamina B-5, também conhecida como ácido antotênico, desempenha um papel importante na manutenção da adrenal normal. função da glândula. Isso ajuda na regulação e síntese de hormônios. A regulação de hormônios como o estrogênio e a progesterona reduz a probabilidade de ondas de calor. O ácido para-aminobenzóico (PABA), outra vitamina do complexo B, tem demonstrado promover níveis circulantes dos próprios estrogênios do corpo, modificando o metabolismo do estrogênio. As melhores fontes alimentares de vitamina B-5 são aves, peixes, pães integrais, cereais integrais, legumes, abacate, nozes, queijo, batatas, ovos, leite e banana. Germe de trigo, farelo de arroz e leite são boas fontes de PABA.
Vitamina E
A vitamina E pode atuar como um substituto de estrogênio, regulando assim as ondas de calor. Com base em um estudo realizado na Universidade Tarbiat Modarres, em Teerã, no Irã, a vitamina E é recomendada como um tratamento alternativo de ondas de calor. A vitamina E repõe os eletrólitos perdidos através da transpiração durante as ondas de calor e fornece proteção celular contra o estresse oxidativo, o que diminui os afrontamentos. Lila E. Nachtigall, MD, professora associada de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, na cidade de Nova York, recomenda começar com 400 unidades internacionais duas vezes ao dia (um total de 800 unidades internacionais). Como a vitamina E é solúvel em gordura e pode se tornar tóxica por overdose, consulte um médico antes de iniciar a suplementação. Boas fontes alimentares de vitamina E são gérmen de trigo, óleo de gérmen de trigo, óleo de cártamo, pães integrais e cereais, amendoim, nozes e amêndoas.
Vitamina C
A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que age como um poderoso antioxidante para ajudar a reduzir a inflamação e as ondas de calor. A vitamina C é essencial para o funcionamento ideal das glândulas supra-renais, uma importante fonte de produção hormonal pós-menopausa. O nivelamento da produção hormonal ajuda a regular as ondas de calor. Algumas fontes poderosas de vitamina C incluem frutas cítricas, tomate, couve de bruxelas, brócolis, frutas vermelhas, banana, melão, batata-doce, espinafre, melancia e verduras.
Isoflavonas
A estrutura química das isoflavonas é muito semelhante ao do estrogênio. Quando estrogênio cai - criando os sintomas da menopausa, como ondas de calor - as isoflavonas podem compensar ligando-se ao mesmo receptor que o estrogênio teria. Um estudo finlandês publicado no Obstetrics and Gynecology Journal determinou que pacientes com freqüentes ondas de calor devem considerar os suplementos de isoflavona para ajudar a aliviar as ondas de calor iniciais. As isoflavonas são encontradas nos alimentos de soja. Boas fontes de isoflavonas podem ser encontradas em nozes de soja, tempeh e trevo vermelho.