Deficiência de vitamina D leve pode causar insônia, perda de peso e dificuldades de visão. No entanto, uma deficiência moderada a grave na vitamina D resulta em depressão, enfraquecimento do sistema imunológico, fadiga, osteoporose e dores musculares. Como a vitamina D regula inúmeras operações fisiológicas no corpo, descobriu-se que ela também influencia a atividade androgênica. De acordo com MuscularDevelopment.com, a testosterona, um potente andrógeno, apresenta níveis mais baixos durante o inverno, quando a exposição à luz solar é reduzida. Isso correlaciona ainda mais uma relação entre baixa testosterona e deficiência de vitamina D, porque a vitamina D requer luz solar para a síntese.
Importância da Vitamina D
A vitamina D é na verdade composta de duas formas de vitaminas - D3 (colecalciferol) e D2 (ergocalciferol), ambos precursores hormonais lipossolúveis. Embora a pele contenha fontes latentes de vitamina D, os seres humanos necessitam de luz solar para ativar essa fonte, bem como de vitamina D adicional de suplementos ou alimentos para fornecer quantidades suficientes para uma saúde ideal. A vitamina D é armazenada e metabolizada no fígado, onde a vitamina D3, que é a forma básica dessa vitamina, é liberada na corrente sanguínea. Como a vitamina D é necessária para o crescimento ósseo, os músculos esqueléticos podem causar fraqueza, dor, dor, cãibras e dormência. Além disso, os níveis muito baixos de vitamina D podem aumentar o risco de doença cardíaca, artrite, diabetes e demência em idosos.
Redução da testosterona e baixos níveis de vitamina D
De acordo com o site Musculardevelopment.com , os pesquisadores relataram em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology, que investigou associações entre testosterona, vitamina D e SHBG em mais de 2.000 homens. A SHBG é um composto de testosterona no sangue que resulta em interação inibida com receptores para andrógenos. Este estudo descobriu que homens com uma quantidade ótima de vitamina D em seu sistema também tinham níveis mais altos de testosterona, mas níveis mais baixos de SHBG. Em comparação, os homens que eram considerados deficientes em vitamina D ou insuficientes em vitamina D tinham níveis mais baixos de testosterona, mas maiores quantidades de SHBG. Além disso, os indivíduos experimentaram níveis reduzidos dessas substâncias em março, mas os níveis máximos em agosto.
Os sintomas de deficiência de testosterona
Os homens sofrem de "baixo T" com mais freqüência do que as mulheres, porque é um hormônio masculino tão importante . O envelhecimento geralmente é a principal causa de perda de testosterona, mas, ocasionalmente, condições médicas, como danos testiculares ou quimioterapia, podem levar ao hipogonadismo ou a níveis insuficientes de testosterona. Os sintomas de deficiência de testosterona, que podem ser indiretamente contribuídos para a falta de vitamina D, incluem fadiga, depressão, diminuição do desejo sexual e perda de massa muscular. Essa massa muscular reduzida pode promover a dor nos músculos também, o que faz com que o homem mais velho atribua dores musculares ao processo de envelhecimento. Eliminando as deficiências de vitamina D e testosterona.
Tomando suplementos de vitamina D e comendo alimentos ricos em vitamina D retificarão os níveis insuficientes de vitamina D. Obter exposição suficiente à luz solar também facilita a fabricação de vitamina D, o que aumenta a produção de testosterona nos testículos. De acordo com o site Dermatology.jwatch.org, receber alguns minutos de luz solar diariamente para os braços, pescoço, mãos e rosto é tudo o que é necessário para criar vitamina D. No entanto, as quantidades de luz solar variam quando se trata de converter 7-deidrocolesterol em pré-vitamina D, dependendo do tipo de pele e localização geográfica da pessoa. Alimentos contendo boa quantidade de vitamina D incluem sardinha, salmão, leite, queijo, gemas e fígado bovino.