Se você ainda planeja ter filhos ou quer diminuir o risco de certas condições relacionadas à idade, concentre-se em obter certas vitaminas após os 40 anos. As vitaminas E e C ajudam na fertilidade, enquanto a vitamina D e As vitaminas B são essenciais para a saúde do coração, funções cerebrais e visão. Idealmente, você deve obter as vitaminas que você precisa de sua dieta e não confiar muito em suplementos. Suplementos vendidos sem receita tendem a ser inofensivos se forem tomados corretamente, mas verifique com seu médico se você está recebendo a dose correta.
Vitamina E
A vitamina E é essencial para a saúde do esperma, que pode ser problemático à medida que você envelhece. Esta vitamina antioxidante protege as membranas celulares contra danos causados por radicais livres reativos. Caso contrário, esses radicais livres danificam as células em todo o corpo, incluindo os espermatozóides. Em um relatório de 2011 publicado no "International Journal of General Medicine", os pesquisadores deram detalhes sobre um estudo incluindo homens inférteis. Eles descobriram que aqueles que tomavam 400 unidades internacionais de vitamina E por dia, juntamente com 200 microgramas de selênio, por pelo menos 100 dias, tinham espermatozóides mais saudáveis. Esses participantes tinham espermatozóides que mostravam motilidade ou forma melhoradas. Além disso, quase 11% dos participantes conseguiram conceber uma criança após o tratamento com vitaminas e minerais. Obtenha mais vitamina E protetora de esperma em sua dieta comendo mais nozes e sementes.
Vitamina C
Se você ainda está planejando expandir sua família depois de completar 40 anos, considere tomar vitamina C. vitamina E, a vitamina C protege as células dos radicais livres. Em 2012, os pesquisadores avaliaram a vitamina C e seus efeitos nos espermatozóides e publicaram suas descobertas no periódico “Fertility and Sterility”. Eles descobriram que os participantes com mais de 44 anos, que tinham a maior ingestão média de vitamina C, tinham cerca de 20 por cento menor risco de danos no DNA do esperma do que os homens mais velhos com menor ingestão. É por isso que é fundamental, pelo menos, cumprir sua recomendação diária de vitamina C de 90 miligramas por dia. A recomendação chega a 120 miligramas por dia se você fuma. Produtos frescos, particularmente laranjas, morangos, brócolis e pimentão, estão cheios de vitamina C.
Vitamina D
Um estudo de 2011 publicado no "American Journal of Clinical Nutrition" mostrou um risco reduzido de doença cardiovascular Entre os homens que consumiram vitamina D. Depois de analisar dados de homens e mulheres reunidos ao longo de 22 anos, os pesquisadores descobriram que os homens que tinham maior ingestão de vitamina D - mais de 600 unidades internacionais por dia - eram menos propensos a ter doenças cardiovasculares. As ingestões de vitamina D incluíam alimentos e fontes de suplementos. Pesquisadores observaram que esse benefício para a saúde não foi observado em mulheres. Para obter mais vitamina D, coma sardinha, peixe-espada, salmão, atum, leite fortificado ou suco de laranja fortificado.
Vitaminas B
Uma ingestão adequada de vitaminas do complexo B, particularmente folato, B-6 e B- 12, pode preservar a sua saúde ocular. Um estudo de 2005 publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” relatou que adultos, incluindo homens com 40 anos ou mais, que tinham o suficiente dessas vitaminas em seus sistemas, tinham níveis reduzidos de homocisteína. Esta substância química natural aumenta o risco de doenças crônicas à medida que os níveis aumentam. Pesquisadores relataram que participantes com níveis mais baixos de homocisteína tiveram um risco menor de declínio cognitivo e perda de memória. Além disso, o papel do folato na redução da homocisteína pode diminuir suas chances de contrair glaucoma, mas deve vir de um suplemento para proteção máxima. Para atender às recomendações, tome 1,3 a 1,5 miligramas de B-6, 2,4 microgramas de B-12 e 400 microgramas de folato diariamente. Cereais matinais fortificados, nozes, sementes, ovos, carne, aves e carne de porco, são algumas fontes de vitaminas B.