Kombu - a espécie Laminaria da família das algas - é uma variedade de algas marinhas que traz à mesa uma gama diversificada de benefícios de nutrientes, sabores e digestibilidade. O kombu fresco ou seco pode ser usado em uma variedade de pratos de feijão, salada, sopa e picles. Ele também pode ser um ingrediente para molhos e estoques, ou apreciado por conta própria para introduzir benefícios de saúde em sua dieta.
Cálcio e Ferro
Cálcio e ferro são dois minerais naturalmente presentes no kombu. O cálcio é um mineral abundante no corpo que serve principalmente as funções do esqueleto. A ingestão recomendada de cálcio é de 1.000 miligramas diários para adultos de 19 a 50 anos. Apenas 2 colheres de sopa, ou 10 gramas, de kombu contêm 16,8 miligramas de cálcio, ou aproximadamente 1,7% da quantidade diária recomendada. O ferro, um componente das enzimas e proteínas, desempenha papéis críticos no transporte de oxigênio. A ingestão dietética recomendada para homens com 19 anos ou mais e mulheres com mais de 51 anos é de 8 miligramas por dia. Mulheres de 19 a 50 anos de idade precisam de 18 miligramas por dia. Uma amostra de 10 gramas de kombu contém 0,3 miligramas de ferro.
Provedor de iodo
O Kombu tem o maior teor de iodo entre as algas marinhas consumidas no Japão. O iodo é um nutriente essencial vital para a produção de hormônios e a função tireoidiana normal. A dose diária recomendada para adultos é de aproximadamente 150 microgramas por dia. De acordo com um artigo de 2011 publicado na "Thyroid Research", amostras de 10 espécies de kombu de todo o mundo tinham em média 1.542 microgramas por grama de kombu seco. O Instituto Linus Pauling informa que 1/4 onça de kombu seco pode conter mais de 4.500 microgramas. Sabor e Digestibilidade
Kombu tem sido usado há séculos como um intensificador de sabor. Além das qualidades de sabor salgado, doce, azedo e amargo comumente reconhecidas, o kombu contribui com um quinto sabor, o umami. Este gosto saboroso quinto é o resultado de receptores de sabor para o glutamato - ou ácido glutâmico - naturalmente presente no kombu. Kombu também aumenta a digestibilidade dos alimentos. O ácido glutâmico presente no kombu ajuda a quebrar as fibras duras dos grãos. Adicionar um pedaço de kombu encharcado aos estágios iniciais de qualquer prato também pode introduzir minerais adicionais na dieta. Kombu também pode ser usado no processo de brotação para aumentar o conteúdo mineral.
Outros benefícios e considerações
Outros benefícios potenciais incluem purificação do sangue, alcalinizantes, quelantes, desintoxicantes, perda de peso e propriedades antioxidantes Como com qualquer alimento , a qualidade das algas depende da fonte. Outros fatores, como exposição à luz, profundidade, temperatura, marés, costas e quantidade de poluentes na água afetam a qualidade do kombu. A ingestão de quantidades excessivas de iodo pode causar reações adversas, incluindo problemas de tireóide e pele. Ao contrário de algumas alegações, a pesquisa ainda não provou que os vegetais do mar, incluindo o kombu, podem prevenir o câncer, curar certas doenças ou ajudar na purificação do sangue, na desintoxicação ou na perda de peso.