O selênio é um mineral essencial e é abundante em uma variedade de diferentes alimentos, e é bastante fácil para as mulheres satisfazerem suas necessidades diárias de selênio. O selênio é um antioxidante que ajuda a prevenir danos celulares dentro do corpo - e pode prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e pode protegê-lo contra os efeitos tóxicos dos metais pesados, observa MedlinePlus. Obter uma abundância de selênio antes de um diagnóstico de câncer de mama pode melhorar sua chance de sobrevivência, de acordo com um estudo publicado em 2012 em Pesquisa e Tratamento do Câncer de Mama. As mulheres adultas precisam de pelo menos 55 microgramas de selênio por dia, que é a ração dietética recomendada, ou RDA, que o Instituto de Medicina definiu.No entanto, mulheres grávidas e lactantes necessitam de selênio adicional para atender às necessidades de seus bebês em desenvolvimento.RDAs de selênio são 60 microgramas durante a gravidez e 70 microgramas por dia para as mulheres que amamentam.Muitas mulheres podem atender a essas necessidades de selênio por comer uma dieta bem equilibrada.
Selênio em alimentos
Em geral, carne, frutos do mar, laticínios e nozes são excelentes fontes de selênio na dieta O Escritório de Suplementos Alimentares informa que a castanha-do-pará é especialmente rica em selênio, e contém cerca de 544 microgramas por onça: frango, peixe, camarão, presunto, carne bovina, peru, queijo cottage, arroz integral, aveia, ovos e feijão assado. por isso, contêm quantidades elevadas de selênio dietético, e é por isso que a deficiência de selênio é rara nos EUA, observa o Escritório de Suplementos Dietéticos. Demasiado selênio
Embora a deficiência de selênio seja freqüentemente incomum nos países desenvolvidos, Como os EUA, consumir muito selênio é uma preocupação - especialmente se você estiver tomando um suplemento que contenha selênio ou se estiver comendo muitas nozes do Brasil regularmente. O Escritório de Suplementos Alimentares observa que consumir muito selênio pode causar um gosto metálico em sua boca ou hálito com cheiro de alho, cabelos e unhas quebradiças, fadiga, dentes manchados, irritabilidade, lesões, diarréia e náusea - e pode eventualmente levar à perda de cabelo. , insuficiência cardíaca e renal e até a morte. O nível de ingestão superior tolerável para o selênio é de 400 microgramas por dia para todos os adultos.
Selênio e tireóide
O selênio desempenha um papel na função dos hormônios da tireóide, que ajuda a mulher a regular seu metabolismo. Uma revisão de 2013 publicada na revista “Clinical Endocrinology” relata que o hormônio da tireoide contém altas concentrações de selênio, e que, embora mais pesquisas sejam necessárias, a suplementação de selênio pode desempenhar um papel fundamental no tratamento de distúrbios da tireoide. O Escritório de Suplementos Dietéticos também observa que mais pesquisas são necessárias para determinar se a suplementação de selênio pode tratar ou prevenir doenças da tireóide.