As pessoas com fibromialgia sentem dor nos músculos, fadiga e sensibilidade em vários locais do corpo. Ninguém sabe o que causa essa doença crônica, que aflige mais mulheres do que homens. Algumas pessoas com fibromialgia também podem sofrer de ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Muitas pessoas com fibromialgia também têm baixos níveis de vitamina B12. Esta informação pode um dia fornecer a pista para a causa desta doença misteriosa.
Vitamina B12
Seu corpo usa vitamina B12 na formação de células vermelhas do sangue. É também uma vitamina importante para a saúde do seu sistema nervoso central e ajuda na função do seu metabolismo. A vitamina B12 é solúvel em água, o que significa que seu corpo não armazena em reservas, então você precisa tomar B12 regularmente. B12 é encontrado em produtos de origem animal, como leite, carne, frango, peixe e ovos. Vegetarianos e aqueles que não consomem alimentos ricos em B12 podem obter vitamina B12 de suplementos.
Deficiência de vitamina B12
A falta de B12 suficiente pode levar a dormência ou formigamento nos braços e pernas, problemas de equilíbrio, fraqueza e anemia. Alguns destes sintomas, particularmente a fadiga, também estão associados à fibromialgia. FightingFatigue.org, uma organização para quem sofre de fibromialgia e outras doenças crônicas, observa que sofredores de fibromialgia, por vezes, têm baixos níveis de vitamina B12. Mas simplesmente tomar B12 não cura a doença, então enquanto a deficiência pode ser outro sintoma da doença, não é uma causa.
B12 e Fibromyalgia Research
Em 1997, pesquisadores da Suécia Goteborg O Instituto de Neurociência Clínica da Universidade entrevistou 12 mulheres que sofriam de fibromialgia e síndrome da fadiga crônica. Todas as mulheres tinham níveis mais altos do que o normal de uma substância chamada homocisteína no líquido cefalorraquidiano. Eles também sofreram com baixos níveis de B12. Os pesquisadores suecos encontraram uma correlação entre a deficiência de B12 e os altos níveis de homocisteína.
SAMe, B12 e fibromialgia
A S-adenosilmetionina, mais comumente conhecida como SAMe, é um componente químico produzido por aminoácidos. Embora a ligação entre B12 e SAMe não seja clara, se você sofre de uma deficiência de B12, você pode não ter SAMe suficiente em seu corpo. O Langone Medical Center, da Universidade de Nova York, relata que vários estudos duplo-cegos mostram-se promissores para o uso de SAMe suplementar no tratamento da fibromialgia. Embora a maioria desses estudos envolva SAMe injetável ou intravenosa, um estudo com 44 pacientes com fibromialgia descobriu que aqueles que tomaram 800 mg de SAM diariamente por seis semanas relataram diminuição da dor e melhoria do humor.