A fadiga adrenal é uma condição pouco diagnosticada, a menos que seja a versão extrema chamada doença de Addison. Mas a fadiga adrenal pode afetar a função das glândulas supra-renais em diferentes níveis, causando cansaço, alergias alimentares e até distúrbios auto-imunes, se não tratada. Também pode afetar a função da tireóide. A fadiga adrenal está frequentemente associada a uma miríade de sintomas, mas a baixa vitamina D pode ser um dos fatores envolvidos. Consulte o seu médico imediatamente se você acha que está sofrendo de fadiga adrenal ou baixa vitamina D.
Identificação
A fadiga adrenal ocorre quando as glândulas supra-renais não conseguem continuar a funcionar corretamente. Isso geralmente ocorre devido ao estresse extremo, embora a dieta também possa estar envolvida. Em seu livro "The Triple Whammy Cure", o Dr. David Edelberg observa que a fadiga adrenal é cientificamente determinada medindo os níveis de cortisol e DHEA, que são coletados por sangue ou saliva durante um período de 12 horas. Os sintomas muitas vezes incluem fadiga, pressão arterial baixa e sensação de tontura, especialmente quando subindo repentinamente de uma posição curvada. Kathryn Simpson, MS, observa em seu livro, "Superando Fadiga Adrenal", que, enquanto a vitamina A deficiência de D normalmente não causa fadiga adrenal, pode contribuir para a função adrenal inadequada. Isso se deve ao fato de que a vitamina D aumenta a enzima necessária para a produção de adrenalina e noradrenalina, hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais. O sofrimento físico e emocional pode esgotar a vitamina D, e o corpo deve escolher entre a vitamina D e o cortisol. Ele irá escolher o cortisol para fins de sobrevivência, perpetuando ainda mais a fadiga adrenal.
Aumentar a vitamina D
Se a baixa vitamina D está afetando sua função adrenal, existem maneiras de aumentar a ingestão de vitamina D. A exposição ao sol é uma maneira importante de aumentar os níveis de vitamina D, uma vez que é uma das fontes mais confiáveis desta vitamina, observa Simpson. Além disso, fontes alimentares de vitamina D são importantes, como peixes gordurosos - incluindo salmão, sardinha e cavala - e leite fortificado com vitamina D, acrescenta o escritor de saúde Jean Carper no livro "Food - Your Miracle Medicine". Finalmente, suplementos de vitamina D podem ser encontrados na maioria das lojas de produtos naturais, mas não devem ser tomados a menos que sob supervisão de um médico.
Considerações
A fadiga adrenal é uma condição muito séria, mas freqüentemente apresenta sintomas semelhantes ao hipotireoidismo, ou baixa função da tireóide. É importante consultar o seu médico para fazer o teste da fadiga adrenal e do hipotiroidismo se tiver sintomas a longo prazo. Não suplementar com vitamina D sem determinar os níveis atuais, uma vez que a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e, portanto, pode ser uma overdose.