Alterações no seu sistema digestivo e interações com seus medicamentos podem afetar a capacidade do organismo de absorver vitamina B12 ou cobalamina, após os 50 anos. Essa vitamina solúvel em água ajuda você mantenha seu nível de energia e status cognitivo com a idade. A vitamina B-12 também pode protegê-lo contra doenças cardiovasculares. Como veterano, você pode precisar suplementar sua dieta com uma forma de vitamina B-12 que seja mais fácil para o seu corpo absorver. Em alguns casos, você pode precisar de doses maiores desse nutriente para evitar as complicações de saúde de uma deficiência de B-12. Fatores que contribuem para até 30% dos adultos mais velhos têm gastrite atrófica, uma condição que causa seu estômago para produzir menos ácido digestivo com a idade, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, ou ODS. Uma secreção reduzida de ácido do estômago, que facilita a quebra da vitamina B-12 em alimentos como peixe, carne, leite e ovos, diminui a capacidade do organismo de absorver o B-12 da dieta. Idosos que comem uma dieta limitada devido a doença ou diminuição do apetite podem estar em risco de uma deficiência de B-12. O uso disseminado de medicamentos que bloqueiam a produção de ácido gástrico em adultos mais velhos também pode contribuir para uma deficiência de vitamina B12 nessa população. Em um artigo publicado na edição de 1º de março de 2003 do “American Family Physician”, Robert C. Oh e David L. Brown observam que os efeitos desses medicamentos comuns na absorção de vitamina B-12 em idosos podem ser mais altos do que as estatísticas.
Riscos para a saúde
A falta de vitamina B-12 pode levar à anemia, uma doença do sangue que causa fadiga persistente, falta de ar e fraqueza. A deficiência de B-12 também pode causar formigamento, dormência e dor nas mãos e nos pés, irritabilidade, perda de memória, depressão e aumento do risco de ataque cardíaco e derrame, de acordo com Oh e Brown. Em idosos, os sintomas neurológicos da deficiência de B-12 podem assemelhar-se às alterações cognitivas da demência ou da doença de Alzheimer. Mais pesquisa clínica é necessária para confirmar se os suplementos de vitamina B-12 podem melhorar a função cognitiva em adultos mais velhos, de acordo com o ODS.
Recomendações O Instituto de Medicina, ou IOM, não aumenta a recomendação dietética dose ou RDA, para vitamina B-12 para adultos com mais de 50 anos. A RDA para homens e mulheres não grávidas com 19 anos ou mais é de 2,4 mcg. O IOM aconselha que os adultos mais velhos tomem suplementos e comam alimentos fortificados, que contêm uma forma mais facilmente absorvida desse nutriente, para ajudar a atender às suas necessidades diárias de B-12. O Instituto Linus Pauling recomenda que adultos com mais de 50 anos consumam de 6 a 30 mcg de B-12 por dia em cereais enriquecidos ou multivitamínicos. Idosos que tomam medicamentos que interferem na absorção do B-12 podem requerer doses mais altas. Se você tem uma deficiência severa de vitamina B12, seu médico pode prescrever grandes doses de B-12, que podem ser administradas por via oral ou como injeções intramusculares.
Fontes |
O marisco é uma das fontes de alimento mais ricas de vitamina B-12. Amêijoas, mexilhões e caranguejo fornecem mais do que a RDA para B-12. Salmão, carne bovina, frango, peru, ovos e queijo também são boas fontes de B-12, segundo o Instituto Linus Pauling. Idosos que têm dificuldade em absorver a vitamina B12 que ocorre naturalmente nos alimentos podem aumentar sua absorção, tomando cianocobalamina ou metilcobalamina, formas sintéticas de vitamina B-12 que são mais fáceis para o seu corpo quebrar e utilizar de forma eficaz. Suplementos sintéticos B-12 podem ser comprados ao balcão ou podem ser prescritos pelo seu médico. Converse com seu médico sobre a quantidade de B-12 que você deve tomar para prevenir ou corrigir uma deficiência nutricional.