Seu corpo fabrica vitamina D quando exposto à luz solar. Fontes alimentares incluem alimentos que contêm naturalmente ou são enriquecidos com vitamina D e suplementos nutricionais. A vitamina D é essencial para ossos e músculos saudáveis, suporta a função do sistema imunológico, regula o crescimento celular e participa de uma variedade de funções celulares. A deficiência de vitamina D em adultos é muitas vezes clinicamente silenciosa, o que significa que frequentemente não causa sintomas. Uma deficiência de longa duração, no entanto, pode levar a sintomas envolvendo principalmente os ossos e músculos. Da mesma forma, os sinais observáveis de uma deficiência de vitamina D em adultos geralmente envolvem o sistema esquelético.
Sintomas Musculosqueléticos
Do ponto de vista médico, um sintoma é algo que um indivíduo experimenta em associação com uma doença ou condição. Entre os adultos que desenvolvem sintomas relacionados à deficiência de vitamina D, esses sintomas afetam quase que exclusivamente o sistema musculoesquelético - os ossos e os músculos. Estes sintomas podem incluir:
O desenvolvimento gradual de dor e sensibilidade óssea, especialmente da região lombar e dos quadris
Fraqueza dos músculos proximais, ou seja, das coxas, pelve e ombros
Espasmos dos músculos das mãos e /ou dos pés
Dificuldade para andar ou um padrão de andar bamboleando
Falta de energia e fadiga
> Estes sintomas surgem principalmente porque a deficiência de vitamina D interrompe o metabolismo normal de cálcio e fósforo, o que enfraquece os ossos e interfere com a função muscular normal.
Sinais ósseos
Medicamente falando, um sinal é uma consequência observável de um doença ou condição. Sinais associados à deficiência de vitamina D em adultos se desenvolvem quando a condição é de longa duração. Os sinais associados à deficiência de vitamina D envolvem os ossos, que se tornam fracos devido à má incorporação de cálcio e fósforo. Sinais de deficiência de vitamina D em adultos incluem:
Diminuição da densidade mineral óssea observada com o exame de absortiometria de raios X de dupla energia (DEXA)
Áreas de osso desmineralizado ( Zonas soltas) nas radiografias de rotina, na maioria das vezes envolvendo os ossos da coxa e da canela, pélvis, ombro e costelas
Fraturas ósseas não traumáticas, especialmente da coluna vertebral, quadril e costelas
a uma postura inclinada para frente
Reflexos musculares reduzidos
Baixos níveis sanguíneos de vitamina D
Causas e Fatores de Risco
Vários fatores podem levar a uma vitamina D deficiência em adultos. Ingestão inadequada na dieta e falta de exposição ao sol são causas primárias, mas outros fatores podem contribuir ou aumentar o risco para essa deficiência nutricional, incluindo:
Pessoas com pele morena ou preta (devido à diminuição da vitamina D produção com exposição ao sol)
Doença renal crônica
Obesidade ou cirurgia de bypass gástrico anterior
Doença hepática crônica, doença de Crohn, doença pancreática e fibrose cística
Idade avançada (idosos)
Função reduzida da glândula paratireóide
Outras considerações
O papel potencial de um nível reduzido de vitamina D em uma variedade de doenças e condições é um área ativa de interesse de pesquisa. Doenças e condições que podem ser influenciadas pelos níveis de vitamina D incluem diabetes, doenças cardíacas, pressão alta, câncer, doenças auto-imunes e transtornos mentais. Pesquisas em andamento e futuras podem levar a esclarecimentos adicionais sobre o possível papel preventivo ou relacionado ao tratamento da vitamina D em uma ou mais dessas condições.
Se você tem receio de ter uma deficiência de vitamina D, fale com seu médico - especialmente se você tem fatores de risco para essa deficiência de vitamina.
Revisado e revisado por: Tina M. St. John, MD Review,