A vitamina B-12, ou cobalamina, é um membro da família do complexo B. No entanto, B-12 difere de outras vitaminas B em vários aspectos. Embora seja solúvel em água como outras vitaminas do complexo B, é armazenado no fígado por muitos meses ou mesmo anos. B-12 é a única vitamina que contém um mineral essencial, ou seja, o cobalto. B-12 à base de alimentos requer a presença de uma proteína transportadora gástrica chamada fator intrínseco para a absorção ideal do seu intestino. A deficiência de vitamina B-12 tem vários sintomas, incluindo parestesias - danos nos nervos que causam dormência, formigamento ou outras sensações incomuns.
Fontes
Vitamina B-12 só é encontrada em quantidades apreciáveis em proteína animal alimentos. O nutricionista Elson Haas, M.D., relata que as carnes de órgãos, como coração, fígado e rim, são fontes particularmente boas. Carnes vermelhas, peixes, mariscos e gemas também são ricos em vitamina B-12. Produtos lácteos e soja fermentada, como miso e tempeh, contêm alguns B-12. De acordo com Haas, os veganos estritos podem desenvolver deficiência de B-12 se não tomarem suplementos.
Funções
A vitamina B-12 atende a um número limitado de funções em seu corpo, mas essas atividades são cruciais para sua saúde. sobrevivência e saúde. O Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon afirma que a vitamina B-12 atua como cofator de duas enzimas que desempenham papéis vitais no metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hemoglobina e hemácias, síntese de DNA e manutenção e reparo dos nervos. e Parestesias
A deficiência de vitamina B-12 leva à anemia e danos nos nervos. Um relatório de caso de junho de 2002 no “International Journal of Clinical Practice” relata que parestesias são comuns entre pessoas com deficiência de B-12. "O Manual Merck de Diagnóstico e Terapia" afirma que a deficiência de B-12 causa neuropatia periférica e lesão da substância branca do cérebro e da medula espinhal, que se manifesta como confusão, função mental prejudicada, fraqueza, dificuldades de equilíbrio e andar, delirium paranóia e parestesias. Se a deficiência de vitamina B-12 não for tratada, a lesão nervosa pode se tornar permanente.
Considerações
A deficiência de vitamina B12 se desenvolve de forma insidiosa, devido à capacidade do corpo de armazenar esse nutriente por longos períodos de tempo. As parestesias associadas à deficiência de B-12 indicam dano neuronal contínuo resultante de um problema crônico com a absorção de B-12. O tratamento para tal deficiência pode exigir injeções frequentes de vitamina B-12 por várias semanas, seguido de suplementação vitalícia com B-12 oral ou sublingual. As necessidades diárias de B-12 para adultos variam de 2,4 a 2,8 microgramas, dependendo do estado da gravidez, mas doses diárias de 500 a 1.000 microgramas geralmente não causam efeitos colaterais. Se você tiver parestesias, consulte seu médico.