casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Deficiências nutricionais no alcoolismo

As pessoas que são dependentes de álcool podem se tornar severamente deficientes em importantes vitaminas e minerais básicos, afetando diretamente sua saúde. Indivíduos que consomem mais de 30% de suas calorias como álcool têm o maior risco, particularmente por deficiências de tiamina e vitamina A. Os suplementos geralmente ajudam, mas a melhor opção é o tratamento para o alcoolismo.

Tiamina

Alguns alcoólatras desenvolvem uma deficiência de tiamina (vitamina B1), que pode levar a uma doença cerebral alcoólica conhecida como síndrome de Wernicke-Korsakoff (WKS). A deficiência de tiamina causada pela desnutrição é rara nos países desenvolvidos, mas ocorre entre os alcoólatras. De acordo com Peter R. Martin e colegas em seu artigo para o Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo sobre deficiência de tiamina na doença cerebral alcoólica, estudos de autópsia mostraram anormalidades cerebrais parecidas com WKS em 13% dos alcoólatras.

Encefalopatia de Wernicke é a primeira parte do WKS e causa confusão, paralisia dos nervos oculares e dificuldade de movimento. Até 90% daqueles com encefalopatia de Wernicke desenvolvem psicose de Korsakoff, que causa déficits de memória e comportamento anormal. Se WKS é diagnosticado antes que ocorra deterioração grave, tomar tiamina oral ou injetada pode reverter isso.

Vitamina A

Os alcoólatras podem ter deficiência de vitamina A. Como resultado, um indivíduo pode desenvolver esteatose hepática, um estágio "of alcoholic liver disease.", 3, [[Se a doença do fígado progride, a pessoa pode desenvolver cirrose hepática e precisar de um transplante de fígado para sobreviver. A suplementação com suplementos de vitamina A geralmente não é recomendada a menos que o alcoólatra se comprometa ativamente a parar de beber, porque a combinação de vitamina A e álcool pode ser tóxica.

Deficiências minerais

Os alcoólatras podem ser deficientes em minerais importantes, incluindo ferro, cálcio e zinco. Baixos níveis de ferro podem causar anemia. Uma deficiência de cálcio (hipocalcemia) pode causar doença óssea, enquanto níveis insuficientes de zinco podem levar a lesões na pele, bem como cegueira noturna.

, , ] ]