A relação entre deficiência de vitamina D e hipoglicemia é um pouco confusa. Hipoglicemia refere-se a uma condição em que os níveis de açúcar no sangue, ou glicose, são muito baixos, mas o diabetes é uma doença causada por níveis de glicose muito altos. No entanto, os pesquisadores relatam benefícios protetores da ingestão de vitamina D, sugerindo que a deficiência levaria a níveis elevados de açúcar no sangue, em vez de baixos. No entanto, existem algumas circunstâncias em que a deficiência parece contribuir para a hipoglicemia.
Protective Benefits
Pesquisadores relatando na edição de novembro de 2008 do “The Diabetes Educator” revisaram os principais estudos clínicos e populacionais que investigam a vitamina D e açúcar no sangue em diabéticos e não diabéticos. Os pesquisadores concluíram que a vitamina D é especialmente importante em diabéticos, ajudando a diminuir o açúcar no sangue. Além disso, a vitamina D exerce um efeito protetor, diminuindo o risco de desenvolver diabetes em pessoas saudáveis. Um estudo que os revisores analisaram recomendou a pesquisa sobre a suplementação de vitamina D como um meio para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Nenhum Benefício
Pesquisadores relatando na edição de setembro de 2009 do "European Journal of Clinical Nutrition" aceitaram o desafio de investigar se a suplementação de vitamina D reduziria a glicose em diabéticos tipo 2. Embora os diabéticos sejam comumente deficientes em vitamina D, os pesquisadores tiveram o cuidado de inscrever pacientes com níveis normais. Trinta e seis indivíduos dependentes de insulina foram divididos em dois grupos, um dos quais recebeu 40.000 UI de vitamina D por semana durante seis meses, os outros placebos. No final da trilha, a vitamina D não teve impacto na glicose. No entanto, os pesquisadores indicaram que os resultados podem diferir em pacientes que são deficientes em vitamina D.
Doença De Armazenamento De Glicogênio
Há uma evidência direta de que a deficiência de vitamina D pode produzir níveis de glicose perigosamente baixos. A relação foi encontrada em estudos que examinaram as causas da doença de armazenamento de glicogênio. Antes de descrever as evidências, no entanto, é importante entender um pouco sobre a doença e o glicogênio. O glicogênio é a principal maneira pela qual o corpo armazena glicose para uso posterior. É uma cadeia de até milhares de moléculas de glicose individuais que são fabricadas no fígado e armazenadas em células musculares e gordurosas, bem como no fígado. Doença de armazenamento de glicogênio é um distúrbio em que algo dá errado durante a fabricação de glicogênio.
Hipovitaminose D
Hipovitaminose D é o termo médico para a deficiência de vitamina D, e pesquisadores relatando na edição de abril de 2010 da Molecular Genetics and Metabolismo ”o ligou a um metabolismo de glicogênio defeituoso. A hipoglicemia é um sintoma da doença de armazenamento de glicogênio, e os pesquisadores notaram uma alta prevalência de hipovitaminose D entre os pacientes. Os pesquisadores suplementaram 26 pacientes com 400 UI de vitamina D diariamente por seis meses, na tentativa de elevar seus níveis sanguíneos ao normal. No entanto, seus níveis de vitamina D não se alteraram, levando os pesquisadores a sugerir que a incapacidade de sintetizar adequadamente a vitamina D causa hipoglicemia.