Retinopatia
A vitamina B12 é um componente integrante do metabolismo da homocisteína. A homocisteína é um aminoácido e, sem quantidade suficiente de vitamina B12, os níveis sanguíneos de homocisteína aumentam. Altos níveis de homocisteína têm sido associados à retinopatia diabética, uma complicação que causa danos aos vasos sangüíneos nos olhos. Um estudo de 2008 realizado por pesquisadores australianos e publicado na revista "Diabetes Care" examinou 168 diabéticos tipo 2 de ambos os sexos e encontrou níveis mais elevados de homocisteína em pessoas com retinopatia.
Neuropatia
A vitamina B12 também pode ser bom para diabéticos com neuropatia - lesão nervosa dolorosa que muitas vezes aflige os diabéticos em suas pernas e pés. Segundo o pesquisador Y. Henry Sun, do Instituto de Biologia Molecular da Academia Sinica, em Taiwan, a vitamina B12 mostrou alguma eficácia na minimização de vários sintomas associados à neuropatia diabética, incluindo dor, dormência, formigamento e formigamento.>
A vitamina B12 também pode ser boa para os diabéticos suplementarem porque a droga para diabetes metformina mostrou causar deficiência de vitamina B12 em alguns pacientes. Segundo a nutricionista Amy Campbell, do Joslin Diabetes Center, 10 a 30% dos diabéticos que tomam metformina demonstram níveis mais baixos de vitamina B12. Fale com o seu médico ou profissional de saúde sobre a suplementação de vitamina B12, se você está tomando metformina para o seu diabetes.
Alimentos fontes de vitamina B12
Diabéticos podem obter vitamina B12 de sua dieta. Algumas das fontes mais abundantes incluem fígado bovino, amêijoas, truta, salmão, bife do lombo, arinca, atum, queijo e frango. A vitamina B12 geralmente não existe em fontes vegetais, por isso diabéticos vegetarianos são mais bem servidos pela ingestão de cereais enriquecidos ou levedura nutricional.