Effexor, que tem o nome genérico de venlafaxina, é um antidepressivo usado para tratar a depressão, ansiedade e transtorno do pânico. Pertence a uma classe de antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina norepinefrina. A vitamina B12 é um nutriente solúvel em água que é necessário para a síntese de DNA e glóbulos vermelhos e também para a manutenção de células nervosas saudáveis. Effexor e deficiência de vitamina B12 são amarrados em algumas maneiras.
Gastrointestinal Chateado
Pacientes que tomam Effexor podem experimentar efeitos gastrointestinais comuns, como náuseas, vômitos, dor de estômago, diarréia, gases e azia, de acordo com a Drugs .com. Estes efeitos secundários podem levar a uma diminuição da absorção de vitamina B12 no organismo devido a frequentes vómitos e diarreia. A vitamina B12 é extraída dos alimentos no estômago com a ajuda de uma proteína conhecida como fator intrínseco. O fator intrínseco se liga à vitamina B12 e ajuda a ser absorvido no intestino delgado. Os pacientes que experimentam vômitos perdem fator intrínseco, bem como a própria vitamina.
Depressão não resolvida
Os pacientes que tomam Effexor podem apresentar deficiência de vitamina B12 devido à desnutrição causada pela depressão grave. Effexor leva um tempo para aliviar os sintomas da depressão, por isso, mesmo que os pacientes estejam tomando a medicação, eles ainda podem apresentar sintomas que causam desnutrição. Estes incluem diminuição do apetite e perda de interesse em comer e fazer escolhas alimentares saudáveis.
Complicações
Deficiência não tratada de vitamina B12 pode levar a anemia perniciosa e danos neurológicos. Os sintomas da anemia perniciosa incluem fadiga, falta de ar, palidez e constipação. Os sintomas de dano neurológico incluem dormência e formigamento nas extremidades, dor elétrica, dor em queimação, fraqueza muscular, paralisia e falta de equilíbrio e coordenação. Os pacientes devem garantir que tomam os tratamentos prescritos para a deficiência de vitamina B12, a fim de evitar danos permanentes do nervo. A deficiência de vitamina B12 é tratada com suplementos que estão disponíveis através de injeções, comprimidos e géis nasais.