A vitamina B-12, um co-fator usado por enzimas envolvidas no metabolismo dos ácidos graxos, ajuda a formar as bainhas de mielina, que envolvem os nervos. Deficiência de B-12 faz com que essas enzimas não funcionem adequadamente. Conseqüentemente, ácidos graxos incomuns com cadeias ramificadas se acumulam na mielina ao redor dos nervos e desmielinização ocorre, causando danos nos nervos, ou neuropatia.
Deficiência B-12 e pés
Deficiência de B-12 causa neuropatia manifestada por dormência e formigamento, ou parestesias, de acordo com o "Escritório de Medicina". Dormência e formigamento ocorrem nas pontas dos dedos dos pés ou das bolas dos pés. Progressivamente, o formigamento se espalha pelas pernas. A perda sensorial ocorre em ambos os pés, os reflexos do tornozelo são perdidos e a fraqueza dos dedos em movimento para cima ocorre, o que é melhor visto no dedão do pé. Neuropatia induzida por deficiência de vitamina B-12 ocorre com baixos níveis normais de B-12
A distribuição do déficit sensorial segue uma distribuição de estoque, o que significa que se um paciente com deficiência de B-12 coloca em uma meia, cobriria a área envolvida.
Deficiência de B-12 e dedos e mãos