casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Deficiência de vitamina D e transtorno bipolar

A exposição à luz solar permite que o corpo absorva a vitamina D, uma vitamina lipossolúvel que ajuda a regular o sistema imunológico e as células. Cálcio e vitamina D são vitais para o crescimento e manutenção de ossos saudáveis. Alimentos como leite, salmão, ovos e cereais fortificados são fontes confiáveis ​​de vitamina D. A vitamina D está disponível na maioria dos suplementos vitamínicos. Vários estudos ligam a deficiência de vitamina D a sintomas de doenças mentais, como o transtorno bipolar.

Transtorno Bipolar e Sintomas

O transtorno bipolar é uma condição psiquiátrica caracterizada por períodos de mania e depressão. Existem várias formas da condição, dependendo da gravidade do humor. De acordo com o MedlinePlus, o transtorno bipolar afeta ambos os sexos igualmente e geralmente começa por volta dos 15 a 25 anos. Os sintomas de mania são humor elevado, aumento de energia, alta autoestima incomum e pensamentos acelerados. Episódios depressivos incluem sentimentos de inutilidade, tristeza, pensamentos de suicídio e falta de energia. O tratamento padrão para transtorno bipolar é uma combinação de estabilizadores de humor, benzodiazepínicos e antipsicóticos.

Deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D ocorre quando há exposição insuficiente à luz solar e a ingestão recomendada é muito baixa durante um período. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, o raquitismo e a osteomalácia são as principais doenças associadas à deficiência de vitamina D. Raquitismo afeta crianças e osteomalácia ocorre em adultos. Os sintomas incluem amolecimento dos ossos, fraqueza muscular e dor óssea ao redor do corpo. As pessoas idosas com pele escura correm o risco de desenvolver deficiência de vitamina D.

A vitamina D é essencial para a função cognitiva e desenvolvimento do cérebro; Portanto, uma deficiência de vitamina D causará prejuízo cognitivo. Relatórios de psiquiatria atual relatórios em 2009 que vários estudos mostraram uma associação entre deficiência de vitamina D e transtorno bipolar. Em 2005, a revista "Neuroscience Letters" relata uma triagem de receptores de vitamina D em pacientes com transtorno bipolar e outras condições psiquiátricas para mutações. Apenas um paciente teve uma mutação nos receptores de vitamina D rastreados. O estudo não mediu os níveis de vitamina D nos pacientes e os resultados são inconclusivos.

Considerações

Embora existam ligações com deficiência de vitamina D e transtorno bipolar, nenhum ensaio clínico ou estudos extensivos comprovam a deficiência de vitamina D causa sintomas do transtorno bipolar. A medicação prescrita é a maneira mais eficaz de tratar os sintomas bipolares. Dependendo de onde você mora, apenas 10 minutos de exposição ao sol diariamente fornecem a dose recomendada de vitamina D por dia. Se você sofre de obesidade ou má absorção de gordura, você está em maior risco de sofrer de deficiência de vitamina D. Tome suplementos de vitamina D e consulte um médico para mais opções de tratamento se suspeitar que tem deficiência de vitamina D.