A doença celíaca é uma doença auto-imune multissistêmica desencadeada pelo glúten, a principal proteína de armazenamento encontrada principalmente no trigo, cevada e centeio. O corpo trata o glúten como um corpo estranho e inflama as vilosidades do intestino delgado para protegê-lo deste invasor. As vilosidades acabam sendo danificadas e são incapazes de absorver nutrientes adequadamente, especialmente vitaminas que são cruciais para o crescimento, função e metabolismo do corpo. Vitamina D, Magnésio e Cálcio - Pessoas com doença celíaca freqüentemente têm deficiências de vitamina D e magnésio, que podem agravar e agravar a má absorção de cálcio, levando a baixa densidade óssea e osteoporose. Uma deficiência de vitamina D manifesta sintomas como fraqueza muscular, dor óssea, ossos moles e raquitismo ou deformidades esqueléticas. A edição de julho de 2013 do "Journal of Clinical Gastroenterology" relata que, se você tem doença celíaca e uma deficiência de vitamina D, você tem um risco maior de desenvolver psoríase.
Como o corpo usa apenas pequenas quantidades de magnésio, O cálcio é uma das deficiências mais comuns associadas à doença celíaca. Danos nos intestinos levam a uma incapacidade de absorver o cálcio. Quando o suprimento de cálcio é baixo, o cálcio é retirado do reservatório ósseo para fornecer cálcio para a corrente sanguínea. Eventualmente, o reservatório começa a secar e os ossos se tornam frágeis, um sinal de osteoporose. Baixo teor de cálcio também pode causar convulsões e parestesias, ou uma sensação de "alfinetes e agulhas".
Ácido Fólico
O ácido fólico é melhor absorvido no duodeno, a primeira parte do intestino delgado, então as pessoas com A doença celíaca pode sofrer de uma deficiência desta vitamina, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Uma deficiência pode aumentar a irritabilidade e o esquecimento e desempenha um papel em defeitos neurológicos, anemia, distúrbios sangüíneos, distúrbios gastrintestinais e sintomas depressivos.
Vitamina B-12
A deficiência de vitamina B-12 é comum em pacientes com doença celíaca, como indicado em um estudo publicado em março de 2001 no "American Journal of Gastroenterology". Quando a última parte do intestino delgado é danificada, o que pode ocorrer com casos graves de doença celíaca, pode ocorrer má absorção de vitamina B12. Esta deficiência pode causar anemia, neuropatia periférica, perturbações do equilíbrio e demência.
Vitaminas A, E e K
As vitaminas lipossolúveis A, E e K são também absorvidas no intestino superior, pelo que as pessoas com doença celíaca As doenças que causam danos às suas vilosidades intestinais terão deficiências. A deficiência de vitamina A pode causar anemia, cegueira noturna e problemas reprodutivos, visuais e de crescimento. A deficiência de vitamina D provoca ossos moles e deformados em crianças e pode contribuir para problemas ósseos e de cálcio, como a osteoporose em adultos. A deficiência de vitamina E tem sido associada a problemas neurológicos, enquanto a deficiência de vitamina K impede a coagulação do sangue. Sem vitamina K, o risco de sangramento aumenta muito. Um relatório na edição de novembro de 2007 do "Journal of General Internal Medicine" afirma que a hemorragia inexplicada da deficiência de vitamina K é um grande sinal de doença celíaca.