casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Baixa vitamina D sintomas e depressão

A depressão é uma condição mental séria que pode fazer você se sentir como se tivesse sido atropelado por um caminhão. Embora existam várias causas de distúrbios depressivos, a falta de vitamina D, conhecida como hipovitaminose D, parece desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da depressão. Além disso, a suplementação de vitamina D pode ajudar a aliviar os sintomas depressivos. Consulte o seu médico antes de usar qualquer suplemento dietético.

Vitamina D e Hipovitaminose D

A vitamina D é um importante nutriente fabricado pelo organismo em resposta à exposição solar. Além disso, a vitamina D está naturalmente presente em suplementos dietéticos e um número limitado de alimentos, incluindo atum, gema de ovo e alimentos fortificados, como leite e cereais matinais, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos. Seu humor pode ser muito afetado pela falta de vitamina D. De fato, além de desempenhar um papel crucial na absorção de cálcio e crescimento ósseo, a vitamina D ajuda a manter o bom funcionamento cognitivo e auxilia na estabilização do humor. Níveis baixos de vitamina D, também conhecida como hipovitaminose D, podem causar um humor depressivo e contribuir para o desenvolvimento de depressão maior e outro tipo de transtorno depressivo conhecido como transtorno afetivo sazonal.

Depressão e Transtorno Afetivo Sazonal

A depressão maior é uma forma de depressão clínica que causa sintomas como humor abaixado, irritabilidade, falta de auto-estima e perda de interesse em atividades que você achou prazerosas. Várias causas contribuem para a depressão, incluindo genética, trauma, doença médica e outros fatores psicológicos e sociais. Certas deficiências nutricionais, como a falta de vitamina D, também podem aumentar o risco de desenvolver depressão. Transtorno afetivo sazonal é uma forma de depressão que ocorre principalmente durante os meses de inverno e está relacionada à falta de vitamina D causada pela exposição solar limitada. Tratamentos tradicionais, como medicação e terapia, podem ajudar os dois tipos de depressão. No entanto, alguns estudos descobriram que a suplementação de vitamina D pode ter um efeito benéfico sobre os sintomas de depressão e transtorno afetivo sazonal.

Evidências Clínicas

Uma quantidade significativa de pesquisas apoia a ligação entre a deficiência de vitamina D e depressão. Uma revisão publicada em 2008 no "Journal of Midwifery and Women's Health" apoia a hipótese de que baixos níveis de vitamina D estão ligados ao desenvolvimento de transtornos depressivos, como depressão maior, síndrome pré-menstrual, transtorno afetivo sazonal e transtorno de humor não especificado em mulheres. Um estudo publicado na edição de dezembro de 2006 do "American Journal of Geriatric Psychiatry" descobriu que o humor baixo e a diminuição do desempenho cognitivo em adultos idosos foram positivamente correlacionados com baixos níveis de vitamina D. Outro estudo, publicado na edição de junho de 2010 da revista " American Heart Journal "confirmou a relação entre os baixos níveis de vitamina D e depressão em pacientes com doença cardiovascular.

Vários estudos examinaram os efeitos da suplementação de vitamina D sobre sintomas depressivos. "Journal of Internal Medicine" descobriu que a suplementação de vitamina D ajudou a aliviar os sintomas depressivos em participantes do estudo obesos e com excesso de peso que sofrem de depressão. Um estudo adicional, publicado em 1999 no "Journal of Nutrition, Health and Aging", examinou os benefícios da fototerapia e da suplementação de vitamina D em pacientes que sofrem de transtorno afetivo sazonal, com base na hipótese de que a deficiência de vitamina D desempenha um papel importante na doença. desenvolvimento deste distúrbio. Enquanto a fototerapia não produziu nenhum benefício neste estudo, os participantes que receberam suplementação de vitamina D experimentaram uma melhora significativa nos sintomas depressivos.

Considerações

Baixos níveis de vitamina D parecem ter uma forte conexão com o desenvolvimento de depressão. distúrbios Embora a suplementação de vitamina D possa ter um impacto benéfico na depressão, você não deve usar suplementos dietéticos como um substituto para o tratamento médico convencional ou para auto-tratar qualquer sintoma que possa estar experimentando. Se você acha que está deprimido, consulte o seu médico. A depressão pode piorar se não for tratada. Informe o seu médico se você optar por usar um suplemento de vitamina D.