A vitamina D é lipossolúvel, enquanto a vitamina C é solúvel em água. No entanto, ambas as vitaminas, quando tomadas em excesso, podem causar múltiplos efeitos colaterais. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a vitamina C é encontrada naturalmente em pimentos vermelhos, brócolis, morangos e alguns cereais fortificados. A vitamina D é encontrada naturalmente em itens como a carne de peixe, queijo e gema de ovo. Porque ambas as vitaminas são encontradas em pequenas quantidades em alimentos, a maioria das overdoses vem com a ingestão de suplementos vitamínicos em demasia explica o NIH. Se você está enfrentando algum desses efeitos colaterais, ou está preocupado com a suplementação vitamínica, não se esqueça de conversar com seu médico de família.
A hipervitaminose D - A Clínica Mayo explica que a hipervitaminose D, é um efeito colateral de toxicidade da vitamina D. É uma condição médica potencialmente séria, mas tratável, que ocorre quando há um acúmulo de cálcio no sangue devido aos altos níveis de vitamina D. Os sintomas incluem náusea, vômito e perda de apetite. Se você estiver enfrentando alguma destas condições, fale com um médico de família sobre a hipervitaminose.
Dificuldades Gastrointestinais
Dificuldades gastrointestinais podem vir com muita vitamina C. O Mayo explica que o limite superior tolerável para adultos é de 2.000. miligramas de vitamina C por dia. Se esse limite for excedido, o sistema gastrointestinal começará a mostrar sinais de irritação, incluindo diarréia, vômitos e cólicas abdominais. Estes também são sintomas de outras dificuldades, por isso não deixe de consultar o seu médico sobre a toxicidade da vitamina C.
Pedras Renais
Com ambas as vitaminas D e C, pedras nos rins são um sintoma comum de toxicidade. O NIH explica que com altas ingestões de vitamina C pode potencialmente aumentar a excreção urinária de oxalato e ácido úrico, o que poderia contribuir para a formação de cálculos renais. Além disso, o excesso de cálcio no sangue de muita vitamina D pode causar pedras para ocorrer. Se você estiver sentindo pedras nos rins, converse com um médico sobre possíveis explicações, incluindo altas doses de vitamina C e D. , , ] ]