casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Vitamina A Palmitate Side Effects

O palmitato de vitamina A é uma versão sintética mais estável do nutriente essencial vitamina A unida ao ácido palmítico. O palmitato de vitamina A é a forma usada para fortalecer os alimentos e os hidratantes da pele. A Food and Drug Administration dos EUA diz que é geralmente considerado seguro. A FDA relata que a menor dose para efeitos colaterais é uma ingestão total de vitamina A de 700 a 1.000 unidades internacionais por quilo por dia durante vários meses. Em comparação, a dieta recomendada para adultos é de 50 unidades internacionais por quilo por dia. A dieta típica ocidental não se aproxima de níveis tóxicos de vitamina A, a menos que grandes doses são tomadas como suplementos.

Efeitos da pele

A vitamina A em sua forma natural de retinol é um ingrediente comum em cremes tópicos comercializados como redutores de rugas ou medicamentos para acne. Em altas doses administradas por via oral, provoca pele seca, coceira ou descamação nos lábios e nas palmas das mãos. Manchas amarelo-alaranjadas podem aparecer nas solas dos pés, palmas das mãos ou na pele ao redor do nariz e dos lábios. A pele pode tornar-se cada vez mais sensível à luz solar em doses elevadas. A perda de cabelo é outro efeito colateral de tomar níveis tóxicos de vitamina A total. Dor Corporal A gravidade da dor ou da doença experimentada com a ingestão de grandes quantidades de vitamina A varia com a dose. Fraqueza geral, dor nas articulações e osso varia de leve a incapacitante.

Geral Malaise

As pessoas que tomam altas doses de vitamina A experimentam sintomas inespecíficos. O Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos observa que os sentimentos gerais de desconforto, incluindo dor de cabeça, irritabilidade, tontura, fadiga e excitabilidade incomum são relatados. Dupla visão e convulsões são eventos raros que devem ser relatados imediatamente a um médico.

Estômago Efeitos -

dor no estômago, perda de apetite, náuseas e vômitos são efeitos colaterais comuns de ingerir grandes quantidades de vitamina A.

O Departamento de Suplementos Dietéticos do NIH relata que a vitamina A é armazenada no fígado e o excesso de ingestão pode aumentar o fígado e causar danos ao fígado. Pessoas com doença hepática correm risco de desenvolver colestase intra-hepática, uma condição na qual a bile não pode mais fluir para os intestinos. Os sintomas incluem coceira intensa - especialmente nos pés e nas mãos, urina de cor escura, fezes de cor clara e aumento da frequência de micção ou quantidade de urina.

Defeitos congênitos

Gestantes que consomem níveis tóxicos de vitamina Um aumento do risco de defeitos congênitos no feto. A FDA relata que os animais de laboratório alimentados com altas doses de vitamina A sofrem abortos ou malformação do sistema nervoso central do feto em desenvolvimento. A vitamina A é excretada no leite materno. Bebês exibem uma fontanela ou maciez e uma pressão no cérebro por ingerir altos níveis de vitamina A.