Vitamina A
O limite superior para a vitamina A é fixado em 3.000 microgramas por dia. Os riscos de consumir quantidades excessivas da vitamina incluem problemas no fígado, náuseas, vômitos, dor de cabeça, visão turva, anormalidades na pele e distúrbios do sistema nervoso. A Extensão da Universidade Estadual do Colorado observa que seria difícil consumir essa quantidade de vitamina A apenas através da comida, mas é importante observar quantidades de vitamina A em multivitaminas.
Vitamina D
Consumir quantidades excessivas de vitamina D pode resultar em hipercalcemia, que é uma quantidade excessiva de cálcio no sangue. Demasiada vitamina D também pode causar náuseas, vômitos, aumento da sede, micção freqüente e problemas renais. O limite superior para a vitamina D é de 50 microgramas por dia.
Vitamina E
Grandes quantidades de vitamina E apresentam maior risco para as pessoas que tomam medicamentos que afinam o sangue, porque podem resultar em um aumento do risco de hemorragia sanguínea, de acordo com o Instituto de Recursos Naturais e Agrícolas da Universidade de Nebraska. O limite superior é estabelecido em 1.000 miligramas por dia, e é notado que quantidades excessivas geralmente vêm de suplementos e alimentos fortificados.
Vitamina C
A comida e nutrição fixam o limite superior para vitamina C a 2.000 miligramas por dia. A vitamina C é uma vitamina solúvel em água, o que significa que não é armazenada no corpo. No entanto, se você tomar muito de uma só vez, poderá sentir sintomas preocupantes. Quantidade excessiva de vitamina pode causar diarréia, inchaço, pedras nos rins, sobrecarga de ferro, redução da disponibilidade de vitamina B-12 e perda do esmalte dos dentes.
Vitamina B-Complex
Oito vitaminas B compõem a vitamina Grupo do complexo B. Essas vitaminas incluem tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, folato, vitamina B-12, biotina e ácido pantotênico. A maioria das vitaminas B não causa efeitos adversos em quantidades elevadas e, portanto, essas vitaminas não têm limites superiores. As vitaminas que têm limites superiores são niacina, vitamina B-6 e folato. O limite superior da niacina é de 35 miligramas. O excesso de quantidades pode causar problemas gastrointestinais e vermelhidão no rosto e pescoço, o que é chamado de rubor. O limite superior para a vitamina B-6 é fixado em 100 miligramas por dia. A ingestão desta quantidade pode causar danos aos nervos, o que pode resultar em sensações anormais, como dormência e formigamento. O excesso de folato também pode causar danos aos nervos. O limite superior é definido em 1.000 microgramas por dia.