A vitamina K consiste em duas vitaminas lipossolúveis, vitamina K-1 e K-2, que têm estruturas e funções semelhantes. A vitamina K-2, ou menaquinona, pode ser sintetizada em seu corpo a partir da vitamina K-1 e usada para várias reações bioquímicas, como a manutenção da força óssea e a promoção da coagulação sanguínea ou a coagulação. Não há toxicidade conhecida para qualquer forma de vitamina K, mas alguns efeitos colaterais ainda podem estar associados à sua suplementação. Consulte o seu médico antes de usar um suplemento que contenha vitamina K-2.
Reação alérgica
Embora seja raro, alguns indivíduos podem experimentar uma reação alérgica a menaquinona. Uma reação alérgica à vitamina K-2 ocorre quando seu corpo a identifica incorretamente como uma toxina estranha e responde aumentando os níveis de histamina na corrente sanguínea. Uma reação alérgica à menaquinona pode causar urticária, coceira intensa, inchaço do rosto, pescoço e garganta, dificuldade para respirar e batimento cardíaco irregular. Uma alergia à vitamina K-2 é considerada uma emergência médica - procure assistência médica imediatamente se suspeitar de uma reação alérgica.
A pressão arterial e a coagulação
A vitamina K pode aumentar o volume do plasma sanguíneo, o que aumenta a espessura seu sangue. Se sofre de pressão arterial elevada ou se tem níveis de volume sanguíneo naturalmente elevados, a suplementação de vitamina K-2 pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão e doença cardiovascular devido a um excesso de espessamento do sangue. Consulte o seu médico em relação a quantidade de vitamina K é aceitável para tomar se você estiver em quaisquer medicamentos para pressão alta ou medicamentos para afinar o sangue.
Gastrointestinal Distress
Os efeitos colaterais mais comuns da vitamina K- 2 suplementação envolve desconforto gastrointestinal devido à incapacidade do sistema digestivo de metabolizar adequadamente os suplementos de vitamina K. Altas doses de suplementação oral de vitamina K podem levar a dores de estômago, náuseas, diarréia, vômitos, cólicas estomacais e fraqueza persistentes. O risco de desenvolver desconforto gastrointestinal com suplementos de vitamina K diminui quando o suplemento é tomado dentro das diretrizes recomendadas. Tomar vitamina K com quantidades adequadas de água também pode reduzir o risco de efeitos colaterais digestivos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, suplementos de vitamina K podem ter interações adversas com alguns medicamentos e medicamentos . Certos antibióticos podem interferir na absorção de vitamina K, que pode causar deficiência de vitamina K. A varfarina, um medicamento que afina o sangue, pode ser afetada pela suplementação de vitamina K. Suplementos de vitamina K também podem interferir com algumas drogas para perda de peso e redução de colesterol, como Orlistat, Olestra e sequestrantes de ácidos biliares.