casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como o leite obtém a vitamina D?

Poucos alimentos naturalmente contêm quantidades significativas de vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos e pode afetar sua suscetibilidade a certas condições médicas. Para aumentar a quantidade de vitamina D nas dietas dos americanos e prevenir doenças relacionadas à deficiência, os processadores de laticínios começaram a adicionar vitamina D ao leite fluido em 1933. Embora a Food and Drug Administration dos EUA não determine a fortificação de todo o leite fluido, a maioria do leite processado os Estados Unidos são fortificados com vitamina D.

Quando a fortificação ocorre

O processamento do leite é um processo de várias etapas. Depois de filtrar os corpos estranhos, a gordura do leite é separada do restante do fluido, deixando o leite desnatado. Quantidades medidas de gordura são adicionadas ao leite desnatado para produzir 1%, 2% e leite integral. A maioria dos processadores de leite conduz o processo de separação antes de adicionar vitamina D, porque a vitamina se concentra naturalmente na gordura do leite. Se a vitamina D for adicionada antes da separação, o leite desnatado pode conter níveis mais baixos do que o desejado e os produtos lácteos contendo gordura podem ter muito mais. A FDA recomenda que os fabricantes de leite adicionem vitamina D após a separação da gordura do leite e antes da homogeneização, o processo de mistura que impede que as gorduras do leite subam ao topo do líquido. Adicionar vitamina D antes da homogeneização garante que a vitamina seja bem misturada ao leite.

Fortificação em lote

Os fabricantes de leite usam diferentes métodos para adicionar vitamina D ao leite. A fortificação em lote envolve medir a quantidade de leite em um tanque grande e adicionar a quantidade adequada de vitamina D para produzir uma concentração de 400 UI por litro. A FDA determina que todo o leite rotulado "fortificado" contenha pelo menos 400 UI de vitamina D por litro; até 600 UI é aceitável. A necessidade de medir com precisão a quantidade de leite em um lote para determinar a quantidade correta de concentrado de vitamina D para adicionar é uma desvantagem para a fortificação de lotes.

Fortificação contínua

Fortificação contínua, também conhecida como fortificação medida, é um sistema em linha que mede a quantidade de leite que flui através dos tubos de produção e dispensa automaticamente a quantidade correta de vitamina D para produzir uma concentração final de 400 UI por quarto. Processadores de leite de alto volume normalmente usam um sistema de fortificação contínuo.

Estabilidade da vitamina D adicionada

A potência dos concentrados de vitamina D usados ​​para fortificar o leite pode degradar com o tempo. Os fabricantes de leite são responsáveis ​​pelo manuseio e teste adequados dos concentrados de vitamina D para garantir a potência antes do uso. Uma vez que a vitamina D é adicionada ao leite, é estável e não perde nenhuma quantidade apreciável de atividade durante a vida útil habitual.

Natural Vitamina D

Todo o leite produzido por vacas e outros animais contém uma baixa concentração de vitamina D, que é afetada pela alimentação dos animais e exposição ao sol. A FDA relata que o leite de vaca cru contém tipicamente 5 a 40 UI de vitamina D por litro. Como o nível é baixo, não é normalmente considerado na determinação da quantidade de concentrado de vitamina D adicionada para fortificar o leite. Portanto, o leite processado pode conter um pouco mais de vitamina D do que o listado nos dados nutricionais.