O mel é valorizado há milênios; nos tempos antigos, seu sabor doce era considerado um presente dos deuses. Ele teve uma ampla gama de usos espirituais, cosméticos e medicinais. Hoje, o mel cru ainda é popular por causa de seus muitos benefícios nutricionais, incluindo seu alto teor vitamínico. O mel cru é nutricionalmente superior ao mel processado porque o processamento reduz significativamente o conteúdo nutricional.
O mel cru é rico em vitamina C. Os especialistas médicos acreditam que a vitamina C seja uma das vitaminas mais eficazes disponíveis humanos. Ela estimula o sistema imunológico, ajudando a proteger o corpo contra infecções e doenças. A vitamina C também é ótima para a pele e pode ser absorvida topicamente. Isso significa que o mel cru pode ser alisado na pele como um limpador de rosto e também para aliviar os sintomas tópicos, como queimaduras, erupções cutâneas e pele seca.
Vitamina B6
Mel cru também tem um alto teor de vitamina B6 . Esta vitamina é importante para o corpo humano, pois está envolvida em reações químicas que ocorrem a cada minuto. A vitamina B6 é na verdade um grupo de três vitaminas diferentes; piridoxamina, pridoxal e piridoxina. Esta combinação funciona em conjunto com enzimas no corpo para garantir que o metabolismo do seu corpo está funcionando corretamente.
Vitamina B3
A vitamina B3 ou niacina também é encontrada no mel cru. A niacina pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim ou LDL, lipoproteínas de baixa densidade e também aumentar os níveis de colesterol benéfico ou HDL - lipoproteínas de alta densidade.
Vitamina B2
Mel cru contém vitamina B2, também conhecida como riboflavina. A riboflavina é uma vitamina solúvel em água que ajuda a alimentar a energia do corpo, convertendo carboidratos em açúcar. Também ajuda com a degradação de gorduras e aminoácidos.
Vitamina B1
A vitamina B1, ou tiamina, também está presente no mel cru. Tiamina ajuda a quebrar carboidratos para abastecer o corpo. Também neutraliza os radicais livres que podem comprometer o sistema imunológico e acelerar o processo de envelhecimento.
Vitamina B5
O mel cru contém vitamina B5, também conhecido como ácido pantotênico. A vitamina B5 está presente no plasma sanguíneo, onde mantém o equilíbrio dos hormônios e mantém o sistema nervoso em ótimas condições.