casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Sinais de muita vitamina D3

A vitamina D3, uma vitamina produzida pela sua pele em resposta à luz solar e também encontrada em certos alimentos, metaboliza em seu corpo para formar calcitriol, a forma ativa da vitamina D. Tendo muita vitamina D3 em seu corpo, medicamente conhecida como toxicidade da vitamina D e também chamado de hipervitaminose vitamina D, é uma condição potencialmente grave causada por suplementação excessiva; A hipersensibilidade à vitamina D desempenha frequentemente um papel. Embora a toxicidade da vitamina D seja tratável, os casos graves podem causar danos renais irreversíveis. Consulte o seu médico antes de tomar vitamina D3.

A vitamina D regula a absorção de cálcio e fosfato do intestino e promove o crescimento normal do osso. A vitamina D3, uma das duas formas de vitamina D, também é conhecida como colecalciferol e é produzida em sua pele quando é exposta à radiação ultravioleta B na luz solar. Além disso, ocorre em alimentos específicos, como gema de ovo e peixe gordo de água fria. A vitamina D2, ou ergocalciferol, é sintetizada pelas plantas. Embora provenham de fontes diferentes, a vitamina D2 e ​​a vitamina D3 são quase idênticas em seu metabolismo e ações; ambos se voltam para o calcitriol no corpo. Os médicos prescrevem suplementos de vitamina D para tratar uma variedade de condições, incluindo psoríase, hipoparatireoidismo e certos tipos de câncer. O Instituto de Medicina recomenda que crianças e adultos até 70 anos recebam 600 UI de vitamina D por dia; para adultos acima de 70 anos, 800 UI é o valor diário recomendado.

Causas

A vitamina D é tóxica em excesso. O Conselho da Vitamina D observa que o colecalciferol, ou vitamina D-3, é usado em altas doses como veneno de rato. No entanto, são necessárias megadoses de vitamina D para causar toxicidade. O Merck Manual observa que a toxicidade pode ocorrer após vários meses de consumo diário de 40.000 UI de vitamina D; isto é o equivalente a 100 cápsulas ou comprimidos de 400 UI por dia. As causas mais comuns de toxicidade da vitamina D incluem o tratamento excessivamente agressivo do hipoparatireoidismo, bem como a síndrome de hipersensibilidade à vitamina D causada por doença, incluindo sarcoidose e certos tipos de câncer. Tomar diuréticos do tipo tiazídico também pode torná-lo mais suscetível à toxicidade da vitamina D.

Sintomas Demasiada vitamina D3 provoca hipercalcemia, ou níveis excessivos de cálcio. É a hipercalcemia que causa os sintomas da toxicidade da vitamina D, que incluem problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e constipação; falta de apetite; fraqueza; confusão; nervosismo; e ritmos cardíacos anormais. Você também pode sentir coceira, micção excessiva e sede extrema. Os cálculos renais são mais uma indicação de hipercalcemia causada pelo excesso de vitamina D3.

A toxicidade da vitamina D é tratada pela interrupção imediata da suplementação e pela restrição da ingestão de cálcio. Os médicos podem prescrever corticosteróides ou bifosfatos para reduzir a quantidade de cálcio no sangue; Em casos graves, a hospitalização é necessária. Os Manuais Merck observam que os danos nos rins causados ​​pela toxicidade da vitamina D podem ser irreversíveis.