casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Vitaminas para o crescimento adolescente

Adolescentes precisam exatamente as mesmas vitaminas que os adultos. Mas, durante esse período, quando o esqueleto cresce rapidamente e as células se dividem continuamente em ritmo acelerado, o adolescente precisa se concentrar em obter determinados tipos de vitaminas. A ingestão deficiente de vitaminas benéficas ao crescimento pode levar a ossos fracos e atraso no desenvolvimento.

Vitamina D

Promover a absorção de cálcio no intestino delgado é o maior papel da vitamina D. Desta forma, os ossos permanecem fortes e formar corretamente. A estrutura óssea não é a única razão pela qual os adolescentes precisam da vitamina D. A vitamina também modula o crescimento e diferenciação celular, o processo que determina o tipo de célula que se formará. Meninos e meninas adolescentes têm a mesma dose diária recomendada, que é de 600 unidades internacionais de vitamina D por dia.

A vitamina A é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento normais. Funciona regulando a expressão gênica de um hormônio de crescimento especializado. A vitamina A também tem um papel na regulação da expressão gênica, que é o processo pelo qual o material genético se converte em proteínas e outras estruturas celulares. Este processo influencia a diferenciação celular. A recomendação de vitamina A para adolescentes varia dependendo da idade e sexo. Durante os anos pré-adolescentes até os 13 anos, o adolescente precisa de 600 microgramas por dia. A partir dos 14 anos, os adolescentes precisam de 900 microgramas por dia, enquanto as adolescentes dessa faixa etária necessitam de 700 microgramas por dia.

Vitamina K

Uma proteína específica dependente da vitamina K, chamada osteocalcina, é sintetizada por células formadoras de osso conhecidas como osteoblastos. Crê-se que a osteocalcina ajuda a mineralização óssea. Outra proteína dependente da vitamina K, a proteína Gla da matriz, é um componente estrutural do osso, tecido mole e cartilagem, mantendo todo o esqueleto tão resistente quanto possível. A proteína Matrix Gla, ou MGP, também facilita o crescimento e desenvolvimento ósseo. Algumas outras proteínas dependentes da vitamina K são necessárias para o crescimento celular. Seu pré-adolescente precisa de 60 microgramas de vitamina K até os 13 anos. Dos 14 aos 18 anos, meninos e meninas precisam de 75 microgramas.

Vitamina C

Os tecidos conectivos e até os ossos são constituídos por um tecido mole. chamado colágeno. A vitamina C é essencial para manter e criar colágeno, o que pode acontecer em taxas rápidas durante os períodos de crescimento. Esta vitamina também é susceptível de ter um papel na densidade óssea. Isso significa que baixos níveis de vitamina C podem aumentar o risco de fraturas e perda óssea; no entanto, a pesquisa ainda é mista. Todos os pré-adolescentes devem receber 45 miligramas por dia. Meninos adolescentes de 14 a 18 anos de idade precisam de 75 miligramas, enquanto as meninas nessa faixa etária precisam de 65 miligramas por dia.