A cobalamina, ou vitamina B-12, tem a estrutura molecular mais complexa de todas as vitaminas. É a única vitamina que contém um mineral essencial - o cobalto - e é a única vitamina B que o corpo armazena por muitos meses. No entanto, os excessos dietéticos de B-12 são facilmente eliminados na urina. O Instituto Linus Pauling, da Universidade Estadual do Oregon, afirma que a metilcobalamina, ou metil B-12, é uma das duas formas ativas de vitamina B-12 em seus tecidos. Também é encontrado em alguns suplementos. A dosagem para todos os suplementos de cobalamina é a mesma, e seu médico pode ajudá-lo a decidir qual dosagem é melhor para você.
Conversões
A vitamina B-12 ocorre em várias formas diferentes em alimentos, suplementos e tecidos vivos. . A hidroxocobalamina, a forma produzida pelas bactérias, é convertida em laboratório em cianocobalamina ou metilcobalamina para uso em suplementos. Por ser barato, a cianocobalamina é a forma mais utilizada para suplementos e fortificação de alimentos. Seu corpo converte prontamente todas as formas de cobalamina nas formas ativas - metilcobalamina e adenosilcobalamina - usadas por suas células para realizar suas funções.
Funções
A vitamina B-12 desempenha apenas duas funções principais em seu corpo, mas ambos são críticos para a sua saúde. Como cofator da enzima metionina sintetase, a metilcobalamina coopera com o ácido fólico - outra vitamina B - para produzir DNA e RNA e para sintetizar o aminoácido metionina a partir da homocisteína. Como parte da enzima metilmalonil-CoA mutase, a adenosilcobalamina participa da fabricação da hemoglobina, a proteína portadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos, e da mielina, o lipídio protetor que reveste e isola as fibras nervosas. Assim, a vitamina B-12 é necessária para produzir glóbulos vermelhos saudáveis e manter a integridade do sistema nervoso.
Fontes
Somente bactérias podem produzir cobalamina. A metilcobalamina e a cianocobalamina encontradas nos suplementos são produzidas a partir da hidroxocobalamina bacteriana. Alimentos vegetais não contêm B-12, pois as plantas não produzem a vitamina, nem a incorporam em seus tecidos. Apenas alimentos de origem animal são fontes naturais confiáveis de cobalamina. Carnes de fígado e outros órgãos, carne vermelha, peixe, marisco, ovos e produtos lácteos contêm vitamina B-12. Tempeh e miso - produtos da fermentação bacteriana de soja, arroz ou cevada - também contêm alguma vitamina B-12. Suplementos contendo metilcobalamina ou cianocobalamina são fontes disponíveis comercialmente. Dosagem
As ofertas dietéticas recomendadas para cobalamina, independentemente da sua forma, variam de 0,4 mcg por dia para crianças a 2,8 mcg para mães que amamentam; nutricionista Elson Haas, M.D., afirma que 10 mcg a 20 mcg por dia é "um bom nível de seguro". No entanto, essas recomendações dizem respeito às pessoas que estão absorvendo eficientemente o B-12. Entre os indivíduos que não absorvem bem o B-12, como os idosos, as necessidades diárias podem ser várias centenas de vezes maiores do que a recomendação dietética. Um estudo publicado na edição de maio de 2005 do Archives of Internal Medicine demonstrou que você precisa tomar cerca de 1.000 mcg diariamente para superar a deficiência leve. Essas doses são bem toleradas e seguras. Pergunte ao seu médico se você precisa de vitamina B-12 adicional.