casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A vitamina C dá-lhe energia?

A vitamina C é um nutriente essencial e antioxidante que, segundo rumores, desempenha um papel benéfico em certas doenças e condições, bem como aumenta o nível de energia. Pesquisas atuais não apóiam a capacidade dos suplementos de vitamina C em aumentar a energia, mas há alguma especulação sobre os benefícios energéticos dos alimentos que contêm quantidades elevadas da vitamina.

Antecedentes

A vitamina C é um antioxidante com a As principais funções do corpo são agir como um doador de elétrons. A vitamina C também está envolvida nas reações enzimáticas que levam à síntese de colágeno, neurotransmissores e alguns aminoácidos. A vitamina C tem duas formas ativas chamadas ácido ascórbico e ácido desidroascórbico. Altos níveis de ácido ascórbico fornecerão proteção contra danos nos olhos e ajudarão nas funções de neutrófilos e lipoproteínas. É frequentemente questionado se os suplementos de vitamina C reduzem o dano oxidativo, aumentando a energia.

Vitamina C e Energia

Publicado no International Journal of Sports Medicine em 1997, escrito pelos autores Nieman et al, um estudo que comparou a resposta imune. em maratonistas que tomam 1.000 mg de vitamina C por dia durante oito dias versus aqueles que tomam placebo durante o mesmo período de tempo. De acordo com os exames de sangue realizados seis horas após uma corrida de duas horas e meia, não foi encontrada diferença entre os grupos. Esta pesquisa concluiu que a vitamina C não provou aumentar os níveis de energia ou o desempenho nesses participantes da maratona.

Vitamina C e Dano Oxidativo

Um ensaio clínico randomizado publicado por Huang et al na revista chamada "Cancer, Epidemiology, Biomarkers &Prevention "em 2000 analisou os efeitos da vitamina C sobre o dano oxidativo ao DNA em 184 participantes saudáveis. Danos oxidativos nas células diminuem o nível de energia. O estudo concluiu que não houve diferença no dano oxidativo entre os participantes tomando vitamina C versus um placebo. Os autores, no entanto, acreditam que menos dano oxidativo está associado com pelo menos três porções diárias de frutas e legumes.

A vitamina C é encontrada com mais freqüência em frutas e legumes. Um método fácil para saber se uma fruta é rica em vitamina C é pela taxa em que ela se torna marrom após ser cortada. Uma laranja não escurece facilmente, enquanto uma maçã fica marrom alguns minutos depois de cortada. Isso se deve às propriedades antioxidantes da vitamina C. Alimentos ricos em vitamina C incluem mamão, morango, laranja, brócolis, pimentão e batatas. Cozinhar ou armazenamento prolongado diminui o teor de vitamina C.

Dosagem Recomendações

Embora a vitamina C não aumente a energia ou evite o dano oxidativo, ela ainda é uma vitamina essencial solúvel em água. Uma vez que é vitamina solúvel em água, há uma chance muito baixa de toxicidade. O nível máximo admissível de vitamina C é de 2000 miligramas por dia. Uma porção de frutas com alto teor de vitamina C contém cerca de 100 miligramas. Os suplementos vitamínicos variam de 60 miligramas por porção a 1000 miligramas por porção.