A vitamina D tem sido reconhecida como uma importante vitamina para o metabolismo do cálcio, mas estudos mostram que o nutriente também tem benefícios próprios. Considere discutir com seu médico a possibilidade de adicionar mais vitamina D à sua dieta. Se você não mantiver níveis suficientes de vitamina D, poderá ter problemas musculares, embora isso não pareça causar diretamente rigidez muscular. A maneira mais simples de obter vitamina D é por meio da luz solar direta. Também é encontrado em peixes gordurosos, como sardinha e salmão, e também é adicionado a algumas das coisas que você consome, como laticínios, cereais, pães e suco de laranja. É difícil obter o suficiente para os 15 mcg diários de vitamina D recomendados pelo Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina por meio dessas fontes. Tomar multivitaminas ou suplementos com vitamina D pode ajudá-lo a chegar a essa dose.
O Instituto Linus Pauling na Universidade Estadual do Oregon observa uma série de estudos têm mostrado que uma deficiência em vitamina D pode causar dores musculares e fraqueza. Um estudo, concluído em uma clínica em Minnesota, foi feito em pacientes que relataram dor musculoesquelética. Noventa e três por cento desses participantes tinham deficiência de vitamina D. O instituto também citou um estudo controlado randomizado de mulheres idosas que mostrou um aumento na força muscular daqueles que receberam doses constantes de vitamina D e cálcio durante três meses.
O Instituto de Osteologia Clínica conduziu uma estudo para entender melhor o efeito da vitamina D na função muscular. Conforme relatado na Osteoporosis International, a pesquisa mostrou que a pele tem uma enorme capacidade de produzir vitamina D e deve fornecer ao corpo quase tudo que precisa do nutriente, mas pode ser alterada por fatores que incluem idade, clima e pigmentação. O estudo também concluiu que a vitamina D para a função muscular funciona melhor quando combinada com cálcio.
Fato interessante
Deficiência de vitamina D não é incomum. Um estudo realizado no Centro de Saúde da Universidade McGill, no Eixo Musculosquelético do Instituto de Pesquisa, mostrou que 59% dos participantes - mulheres saudáveis que vivem na Califórnia cheia de sol - apresentavam deficiência de vitamina D. Os resultados publicados no Journal of Clinical Endocrinology e Metabolism indicaram que o estudo não foi conduzido para mostrar deficiência, mas para mostrar uma ligação entre baixos níveis de vitamina D, acúmulo de gordura no tecido muscular e perda de força muscular. Embora a vitamina D tenha benefícios e possa ajudá-lo a evitar dores musculares e possivelmente a rigidez muscular, você não deve tomar suplementos sem consultar um profissional de saúde que conheça seu histórico médico. Um médico pode confirmar a melhor dose para você tomar. Tomar muita vitamina D pode fazer com que os níveis de cálcio subam para um nível perigoso. Isso pode ter efeitos negativos, causando cálculos renais, perda óssea e até calcificação dos rins ou do coração.