A exposição solar pode dar à pele um brilho atraente, mas também danifica a pele e causa câncer de pele. No entanto, seu corpo precisa da luz solar para produzir vitamina D, um nutriente essencial para os ossos saudáveis e o sistema imunológico. Muito pouco tempo fora e protetores solares pesados que impedem a pele de absorver a luz solar podem ajudar a prevenir rugas e câncer de pele, mas também podem levar à deficiência de vitamina D.
A vitamina D
A vitamina D mantém níveis adequados de cálcio no corpo . Os ossos, o sistema nervoso e o sistema imunológico dependem do cálcio para o funcionamento adequado. Sem vitamina D, o corpo é incapaz de absorver e usar o cálcio de forma eficiente. A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos e leva à osteoporose e ao raquitismo. Pessoas com deficiência de vitamina D são propensas a infecções por causa de um mau funcionamento do sistema imunológico e estão em maior risco de complicações cardiovasculares.
Vitamina D e Sun
Seu corpo fabrica vitamina D em um processo de três etapas . A radiação ultravioleta ou UV da luz solar estimula as células da pele a produzir precursores da vitamina D. O fígado converte esses precursores em calcidiol, que os rins transformam na forma ativa da vitamina D que o corpo pode usar. Você também pode obter vitamina D através da dieta, embora poucos alimentos contêm naturalmente a vitamina D.
SPF
Filtros solares bloqueiam os raios UV de penetrar na pele e danificar as células. O fator de proteção solar, ou FPS, mede a quantidade de proteção solar oferecida por protetores solares e bloqueadores solares. O número SPF representa a quantidade de tempo que a pessoa média usando o filtro solar pode passar ao sol sem ser queimada, em comparação com alguém que não usa proteção solar. Quanto maior o FPS, maior a proteção e mais tempo você pode ficar de fora sem risco de queimaduras solares.
FPS e Vitamina D
Um FPS alto não só previne os raios UV de danificar a pele, mas também impede a absorção de vitamina D da luz solar. O uso de protetor solar com um FPS de 8 reduz a quantidade de vitamina absorvida do sol em 95%, e aqueles com taxas mais altas de FPS reduzem a absorção de vitamina D a praticamente zero. A proteção da pele oferecida pelos protetores solares compensa o risco de deficiência de vitamina D causada pela exposição solar insuficiente. Quando a exposição ao sol é limitada ou bloqueada com filtros solares de alto FPS, a ingestão dietética de vitamina D deve aumentar para compensar a falta da vitamina absorvida da luz solar.
Soluções
Apenas 10 a 15 minutos de exposição solar diária fornece níveis adequados de vitamina D. As pessoas que ficam em ambientes fechados, usam filtros solares com alto FPS ou têm pigmentação escura na pele podem não absorver vitamina D suficiente da luz solar e podem estar em risco de deficiência de vitamina D. Essas pessoas devem aumentar sua vitamina D na dieta. O óleo de peixe e os peixes gordurosos, como salmão e atum, contêm as maiores quantidades de vitamina D natural, com menores quantidades encontradas nas gemas, no fígado e no queijo. A vitamina D dietética também é encontrada em alimentos fortificados, como leite, suco de laranja e cereais matinais, e suplementos nutricionais. Segundo a Academia Americana de Dermatologistas, obter suplementos de vitamina D é preferível à síntese na pele da exposição ao sol.