A vitamina D e hormônios
A vitamina D é estudada em primatas humanos e não humanos para entender melhor a conexão entre a substância e os hormônios. Em uma revisão publicada na revista "Steroids" por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, os cientistas discutem como as deficiências de vitamina D podem estar relacionadas aos sítios de ligação de proteínas no nível celular. Através de análises científicas complexas, o artigo revela que existem proteínas específicas determinadas pelo DNA que controlam a capacidade do corpo de usar e processar a vitamina D e o estrogênio. Isto sugere que os indivíduos resistentes à vitamina D também podem estar em risco de baixos níveis de estrogênio.
A vitamina D, estrogênio e câncer
O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens. A doença tem desequilíbrios subjacentes de certos hormônios, como o estrogênio. Em 2011, pesquisadores na Hungria analisaram especificamente o papel das proteínas responsáveis por auxiliar no uso de vitamina D, estrogênio e cálcio em pacientes com câncer de próstata. O estudo, publicado no "Canadian Journal of Urology", mostrou que indivíduos com receptores de ligação a proteínas geneticamente danificados para estrogênio e vitamina D têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata.
Câncer de Mama e Vitamina D
Genética e a ligação de vitamina D-estrogênio
Pesquisa, principalmente nas áreas de tratamento e prevenção do câncer, tem olhado de perto na relação entre vitamina D e estrogênio. Parece que a maioria do trabalho apóia a idéia de que locais receptores de estrogênio e vitamina D geneticamente determinados funcionam em conjunto para garantir que o corpo seja capaz de ingerir e processar os minerais e hormônios necessários para o máximo de saúde. Assim, embora a pesquisa tenha estabelecido um vínculo entre esses dois compostos, mais trabalho será necessário para mostrar a extensão e as implicações dessa relação.