Baixos níveis de vitamina D são um sinal vermelho definitivo de que sua boa conta de saúde está sendo ameaçada. A deficiência de vitamina D é uma causa subjacente de muitas condições de saúde precárias, bem como um fator importante que contribui para a exacerbação dos sintomas de outras doenças. As causas da baixa vitamina D podem ser muito complexas, mas garantir que você obtenha o suficiente pode ser mais fácil do que você pensa.
Vitamina D
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que suporta uma infinidade de funções no organismo. corpo. Essas funções incluem vias de suporte que promovem o crescimento e a manutenção óssea, moderando o crescimento celular, a função neuromuscular e a resposta imune. A fonte mais comum é a exposição aos raios UVB do sol, que inicia a síntese de vitamina D pelo organismo. Um pequeno número de alimentos fornece vitamina D naturalmente; no entanto, a fortificação do leite e outros produtos lácteos melhora os níveis de ingestão. A suplementação é muitas vezes necessária para atingir a RDA de 600 UI.
Luz Solar e Vitamina D
Baixos níveis de vitamina D podem ser atribuídos a uma série de comportamentos e condições. A exposição insuficiente à luz solar está entre as principais razões pelas quais os níveis de vitamina D são baixos. Muitas partes do mundo não vêem a luz solar durante a maior parte do ano, limitando a oportunidade de exposição adequada. Em outras áreas, certas culturas exigem que os indivíduos usem roupas que inibam a exposição ao sol. Indivíduos com pele escura não absorvem tanta vitamina D quanto a pele clara, tornando a exposição adequada mais longa para esses indivíduos.
Causas dietéticas
Muitas causas de deficiência de vitamina D podem ser atribuídas a suas escolhas alimentares e de estilo de vida . Vegetarianismo, veganismo, obesidade, cirurgia de bypass gástrico e para crianças, amamentando sem suplementação, podem ser causas raiz de baixa vitamina D. Incluindo produtos lácteos fortificados, certos peixes gordurosos, ovos e cogumelos UV expostos especialmente tratados em sua dieta podem melhorar os níveis de vitamina D. A suplementação também pode ser necessária para garantir a ingestão adequada. É importante consultar o seu médico para avaliar sua condição física e fatores de estilo de vida que podem estar contribuindo para baixos níveis de vitamina D.
Doenças e Condições
Algumas doenças inibem a capacidade do organismo para sintetizar ou absorver adequadamente a vitamina D. Indivíduos que sofrem de má absorção de gordura associada à doença hepática, doença de Crohn e fibrose cística terão dificuldade em manter níveis suficientes de vitamina D. As doenças renais e hepáticas podem inibir a capacidade do organismo de converter vitamina D na forma utilizável, tornando a absorção mínima impossível.