A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que contribui para a formação de células saudáveis da pele. Preparações sintéticas desta vitamina podem ser usadas com uma receita médica para tratar as pequenas pústulas inflamatórias que podem aparecer com a rosácea. Rosácea provoca rubor facial crônico e aumento da sensibilidade a muitos produtos tópicos. Consulte o seu médico antes de tomar vitamina A oral ou tópica para tratar a rosácea ou outras condições da pele.
A vitamina A desempenha um papel vital na manutenção da saúde das células que cobrem as superfícies do seu corpo. Sua pele e as membranas mucosas que revestem o trato digestivo e respiratório dependem da vitamina A para a produção e regeneração. Retinol, uma forma de vitamina A, tem sido usado para tratar certos sintomas da rosácea, um distúrbio que causa inflamação persistente das bochechas, nariz e testa. A rosácea pode avançar através de estágios, começando com eritema, ou rubor facial persistente e telangiectasias, ou vasos sanguíneos rompidos no nariz e nas bochechas. Conforme a rosácea progride, pápulas inflamadas se formam no nariz e nas bochechas, e os olhos podem ser afetados. Nos últimos estágios, a rosácea pode afetar o couro cabeludo, pescoço e tórax.
O seu corpo produz vitamina A a partir de pigmentos à base de plantas chamados carotenóides, incluindo o beta-caroteno, encontrado em laranja, amarelo e verde escuro vegetais como cenoura, batata-doce, abóbora e espinafre. Como palmitato de retinila, a vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, como carne bovina e fígado de galinha, óleo de fígado de peixe, leite e outros produtos lácteos. A vitamina A dietética é essencial para manter a integridade de sua pele e permitir que as feridas se curem. Preparações farmacêuticas de retinol, uma forma de vitamina A, podem resolver certos sintomas de rosácea, psoríase e outras doenças crônicas da pele. Um gel de retinóide tópico foi aprovado pela Food and Drug Administration para uso no tratamento da acne vulgar. Mais pesquisas são necessárias para determinar se os produtos retinoides podem resolver os sintomas da rosácea com segurança.
Os antibióticos orais e tópicos têm sido usados para tratar a rosácea papulopustular, uma fase da doença caracterizada por surtos de pequenos e inflamados inchaços. - conhecido como pápulas ou pústulas - nas bochechas e nariz. Cremes antibióticos tópicos também podem ajudar a resolver a vermelhidão e vasos sanguíneos aumentados. Segundo os drs. B. Wayne Blount e Allen L. Pelletier, a terapia com retinóide tópico pode ser mais eficaz no tratamento de lesões papulosas e pustulosas que não responderam à antibioticoterapia. A vermelhidão facial e os vasos sanguíneos rompidos podem, de fato, ser agravados pelo tratamento tópico com retinoides, os drs. Blount and Pelletier note.
Precauções
Na forma tópica ou oral, o retinol pode causar complicações graves à saúde se tomado incorretamente sem a supervisão de um médico. A vitamina A pode ser tóxica em doses elevadas, levando à insuficiência hepática. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, tomar suplementos orais de vitamina A em conjunto com preparações tópicas de vitamina A deve ser evitado para evitar uma overdose. Para evitar irritações severas na pele e promover um tratamento eficaz, não combine medicamentos prescritos ou vendidos sem receita médica sem a aprovação do seu médico.