A vitamina E é um termo genérico que se refere às famílias antioxidantes de tocoferóis e tocotrienóis. Estes compostos desempenham um papel vital na prevenção de coágulos sanguíneos e bloqueios nas artérias. A vitamina E também tem uma função complexa na cicatrização de feridas, o que levou à sua promoção como um remédio para a cicatrização.
A vitamina E é usada pelo organismo para evitar a oxidação de radicais livres ao redor um ferimento. A vitamina E também controla a produção de colágeno, um componente principal da pele e do tecido conjuntivo, que permite que a ferida se cure adequadamente. A vitamina E é lipossolúvel e pode ser facilmente preparada para aplicação tópica com um hidratante, tornando-se um ingrediente comum em cremes anti-envelhecimento da pele.
Equívocos
A vitamina E tem sido apontada como tendo a capacidade de prevenir e reverter as cicatrizes. Não há pesquisas, além de relatos, para demonstrar que a aplicação tópica de vitamina E nas feridas permite que elas cicatrizem sem cicatrizes.
Insight de Especialistas
Um estudo publicado em "Cirurgia Dermatológica" em 1999 examinou afirma que a vitamina E pode melhorar a aparência das cicatrizes após a cirurgia. Os pesquisadores concluíram que, em 90% dos participantes do estudo, a "vitamina E tópica não teve efeito ou piorou a aparência cosmética das cicatrizes". Em seu artigo de 2008, "Tratamento Alternativo para Cicatrizes", a Dra. Sarah L. Taylor afirma: "Embora muitos pacientes acreditem que a vitamina E acelera a cicatrização de feridas e melhora a aparência de uma cicatriz, evidências atuais da literatura não apóiam esta idéia. , estudos relatam efeitos adversos com o uso de vitamina E. "
Aplicações tópicas da vitamina E foram mostrados para causar dermatite de contato, uma inflamação localizada da pele, em alguns pacientes. Além disso, o uso de vitamina E na tentativa de prevenir ou diminuir o tecido cicatricial pode levar a cicatrizes alargadas, pois a vitamina E tem a capacidade de inibir a síntese de colágeno, reduzindo a resistência à tração da cicatriz, adverte um artigo de 2006 publicado no "Journal". da Academia Americana de Dermatologia. "
Alternativas
Dr. Taylor recomenda gel de silicone para o tratamento de cicatrizes. Ela diz que o silicone "tem a maioria dos dados por trás dele como uma opção eficaz de tratamento tópico e sem receita para cicatrizes". Ela acrescenta que esfregar mel em cicatrizes de feridas e cicatrizes também pode "possivelmente" beneficiar o tecido cicatricial.