casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Sinais e Sintomas de Deficiência de Vitamina C e K

A ingestão adequada de vitaminas e minerais faz parte de uma dieta saudável. Deficiências em certas vitaminas podem resultar em consequências negativas para a saúde. Vitamina K e vitamina C não são diferentes. Uma dieta rica em frutas e vegetais deve fornecer a ingestão recomendada de vitamina K e C. Conhecer os sinais e sintomas de uma deficiência também pode mantê-lo em boa saúde.

Vitamina C

O principal papel de vitamina C é a de um antioxidante. Trabalha para neutralizar e prevenir a oxidação das células necessárias. A oxidação de uma célula pode impossibilitar que a célula faça o seu trabalho. A vitamina C protege as células tornando-se oxidada. Funciona nos intestinos para parar a oxidação do ferro e na corrente sanguínea para proteger a vitamina E. Também auxilia na formação e proteção do colágeno, uma parte necessária da pele. A vitamina C é encontrada em muitas frutas e legumes, como pimentos, laranjas, toranjas, morangos, brócolis e couve de bruxelas.

Vitamina K

A vitamina K ajuda muitas das proteínas funcionais do corpo. As proteínas que controlam a formação óssea, a coagulação sanguínea e o crescimento celular dependem da vitamina K. As melhores fontes de vitamina K incluem vegetais de folhas verdes, que podem fornecer até três vezes a dose diária recomendada em apenas uma dose. Outros vegetais como brócolis e repolho são boas fontes também.

Deficiência de vitamina C

A doença mais conhecida associada à deficiência de vitamina C é o escorbuto. Essa doença é atribuída à quebra das estruturas de colágeno quando a vitamina C não está disponível para mantê-las. É caracterizada por uma diminuição do apetite, cessação do crescimento, sensibilidade na pele, fraqueza, gengivas com sangue, dentes soltos, inchaço nos tornozelos e pulsos, e pele vermelha e manchada. Outro resultado de pouca vitamina C é a anemia. Sem proteção dentro do intestino delgado, o ferro pode se tornar oxidado e depois não absorvido, resultando em baixo teor de ferro no sangue.

Deficiência de vitamina K

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel. Isso significa que você armazena vitamina K nos tecidos do corpo. Para a maioria das vitaminas lipossolúveis, não é provável que ocorram deficiências. No entanto, a baixa ingestão de vitamina K pode ser perigosa para os ossos e o sangue. Níveis baixos de vitamina K estão ligados ao aumento das fraturas ósseas e à diminuição da capacidade do sangue de coagular. Os sinais e sintomas podem incluir diminuição da densidade mineral óssea e enfraquecimento do sangue. A ingestão recomendada de vitamina C e vitamina K varia. Adultos, homens ou mulheres, devem consumir 60 mg por dia de vitamina C. Fumantes podem precisar aumentar seu consumo de vitamina C para 125 mg para homens e 110 mg para mulheres. Isto é devido ao efeito da fumaça na oxidação celular. A ingestão de vitamina K é de 120 mcg para um homem adulto e de 90 mcg para uma mulher adulta.