O Azeite é um tipo de óleo vegetal produzido a partir de azeitonas utilizadas na culinária, bem como outras aplicações fora das artes culinárias. Embora as gorduras devam ser consumidas com moderação, o azeite é uma boa escolha, pois oferece vários benefícios para a saúde. É rico em gorduras saudáveis e contém uma boa quantidade de vitamina K. A vitamina K é uma importante vitamina lipossolúvel necessária para o processo de coagulação do sangue.
Conteúdo e Ingestão de Referência Dietética
A vitamina K é a mais vitamina abundante em azeite com 1 colher de sopa. ou 13 g fornecendo 10 por cento de valor diário de vitamina K, com base em uma dieta de 2.000 calorias, de acordo com o Calorie Lab. Para mais esclarecimentos, uma colher de chá de azeite fornece 3,4 por cento de valor diário de vitamina K e um copo fornece 162,5 por cento. O Instituto de Medicina recomenda 120 mcg e 90 mcg de vitamina K por dia para homens e mulheres adultos, respectivamente. Adolescentes e adolescentes de 9 a 18 anos devem consumir de 60 a 75 microgramas por dia e as crianças de 1 a 8 anos devem consumir de 30 a 55 mcg. Crianças com até um ano de idade precisam de 2 a 2,5 mcg por dia.
As formas de vitamina K
As formas primárias de vitamina K incluem K1, K2 e K3, cientificamente chamadas de filoquinona, menaquinona e menadiona. ou menaphthone, respectivamente, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. As plantas sintetizam vitamina K1 e as bactérias produzem vitamina K2. A vitamina K3 é uma versão sintética ou artificial da vitamina. Azeite contém vitamina K1, que é comum em vegetais de folhas verdes e óleos vegetais, e é a principal forma de vitamina K. Geralmente, metade da ingestão recomendada de vitamina K vem de fontes alimentares, vitamina K1, e a outra metade é produzida. por bactérias intestinais, sob a forma de vitamina K2.
Funções da vitamina K
A vitamina K desempenha um papel importante no processo de coagulação e é muitas vezes referida como a vitamina de coagulação do sangue. A cascata de coagulação ou coagulação utiliza sete fatores de coagulação dependentes da vitamina K para formar um coágulo sanguíneo que interrompe o sangramento. A vitamina K também suporta ossos saudáveis e pode ajudar a prevenir fraturas de quadril, de acordo com a Harvard Health Publications.
Dos óleos vegetais comuns, o azeite contém a menor quantidade de vitamina K com 8,1 mcg por colher de sopa. em comparação com canola ou óleo de soja, que contêm 16 e 25 mcg por colher de sopa. respectivamente, segundo o Instituto Linus Pauling. O azeite de oliva contém uma boa quantidade de gorduras saudáveis, especificamente gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a diminuir os níveis de LDL ou colesterol ruim, mas deve ser usado com moderação e no lugar de gorduras insalubres como manteiga. Embora a deficiência de vitamina K seja rara, uma variedade de outros alimentos mais saudáveis contêm maiores quantidades de vitamina K em comparação com o azeite de oliva.