A vitamina A é um importante contribuinte para a saúde de vários tecidos, incluindo a pele, ossos, dentes e membranas mucosas. Esta vitamina, também conhecida como retinol, é de grande importância para a formação de pigmento na retina, que é responsável pela percepção da cor e visão de pouca luz. A overdose de vitamina A geralmente resulta da ingestão excessiva de suplementos vitamínicos, de forma aguda ou durante um período prolongado de tempo.
Overdose aguda
Overdose aguda de vitamina A geralmente ocorre em crianças que acidentalmente tomam uma grande quantidade de vitamina Um comprimidos. De acordo com o Medline Plus, os sinais de overdose aguda de vitamina A incluem visão embaçada e outras alterações visuais, como visão dupla; náuseas e vômitos que levam à diminuição do apetite e tontura, sonolência e outras alterações na consciência. A toxicidade aguda também pode resultar no aumento da pressão intracraniana, uma elevação perigosa da pressão do fluido dentro do cérebro, que pode se manifestar como dores de cabeça, convulsões e herniação cerebral, em que uma parte do cérebro se projeta para o canal espinhal, uma condição que pode ser fatais.
overdose crônica
overdose crônica de vitamina A resulta de tomar grandes doses da vitamina durante um longo período de tempo. O corpo armazena vitamina A por muito tempo no tecido gorduroso e no fígado, então se alguém toma doses de megavitamina por um longo tempo, eles podem desenvolver sinais de toxicidade da vitamina A, ou hipervitaminose A. Os sinais de ingestão crônica incluem grosseiros e ralos de o cabelo, que pode resultar em perda de cabelo, incluindo perda de pêlos nas sobrancelhas; rachaduras nos lábios e nos cantos da boca; descascamento da pele e coceira e maior sensibilidade à luz solar.
Complicações
Outros possíveis sinais de toxicidade da vitamina A incluem pseudotumor cerebral, uma elevação da pressão do fluido espinhal sem uma fonte aparente observada nas imagens cerebrais. De acordo com o Manual Merck, crianças com overdose crônica de vitamina A podem desenvolver hiperostose cortical do osso, uma condição inflamatória que causa lesões ósseas e inchaço. As crianças também podem sofrer fraturas ósseas e dores articulares. Hepatomegalia, ou uma inflamação do fígado, e esplenomegalia, um aumento do baço, também podem ocorrer. A pele também pode ficar inflamada e, eventualmente, começar a descascar. A recuperação completa desses sintomas durante um período de semanas é provável, desde que a ingestão de vitamina A pare.