casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Qual suplemento de vitamina B12 é ideal para mim?

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é um nutriente essencial que seu corpo necessita para a saúde de seus nervos, material genético, hemácias e metabolismo do ferro. Seu médico pode recomendar que você tome um suplemento de vitamina B12 em uma dose específica que seja apropriada para o seu estado de saúde. Não tome vitamina B12 sem primeiro falar com seu médico, para que você possa estabelecer uma dosagem personalizada e discutir os possíveis riscos para a saúde.

A vitamina B12 desempenha um papel importante na replicação de DNA e RNA, como bem como suporta a função normal de suas células nervosas, diz o sistema de saúde da Universidade de Michigan (UMHS). A vitamina B12 também regula os níveis de homocisteína do seu corpo, uma substância que pode influenciar o risco de doença cardíaca. Juntamente com o ferro, a vitamina B12 ajuda a produzir glóbulos vermelhos e, combinada com folato, a vitamina produz a substância S-adenosilmetionina ou “SAMe” para humor e função do sistema imunológico, explica a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC). Os idosos e veganos, bem como as pessoas com distúrbios de má absorção, infecções bacterianas causadoras de úlceras, distúrbios alimentares e HIV correm o risco de ter uma deficiência de vitamina B12, diz o UMMC. Você também pode ter uma deficiência de vitamina B12 se tiver anemia, depressão, fibrose cística, declínio cognitivo relacionado à idade, aftas, indigestão, anemia falciforme, dermatite herpetiforme ou fenilcetonúria, de acordo com o UMHS. Com ou sem uma deficiência específica, os suplementos de vitamina B12 são por vezes também recomendados para tratar dores crónicas, enxaquecas, osteoporose, diabetes tipo 2, envenenamento por cianeto, paralisia de Bell, síndrome de fadiga crónica, asma, insónia, perturbação bipolar, bursite e aterosclerose. Converse com seu médico antes de tomar vitamina B12 extra para tratar ou prevenir qualquer condição de saúde.

Dosagem

Se você é um adulto, 19 anos de idade ou mais, a dose diária recomendada de vitamina B12 é 2,4 miligramas (mg), diz o UMMC. A dose diária para mulheres grávidas é de 2,6 mg; e para mulheres que amamentam, 2,8 mg. Se você tem anemia perniciosa, seu médico pode recomendar que você tome 1.000 microgramas (mcg) de vitamina B12 diariamente ou receba injeções da vitamina, observa o UMHS. Os idosos podem tomar 10 a 25 mcg de vitamina B12 por dia. Seu médico saberá a força correta da vitamina B12 que você precisa tomar com base em suas condições de saúde e dieta.

Fontes alimentares

Além de ou em vez de um suplemento, você também pode alterar sua dieta para aumentar a ingestão de vitamina B12. Os mariscos cozinhados fornecem 84 mcg de vitamina B12, enquanto os mexilhões cozidos no vapor fornecem 20,4 mcg, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Você também pode obter 60 mcg de vitamina B12 de apenas 3 onças de fígado bovino cozido ou 6 mcg de ¾ xícara de cereais fortificados. Outras boas fontes de vitamina B12 incluem salmão, carne e truta arco-íris. Você também pode obter vitamina B12 em quantidades menores de produtos lácteos, como leite, iogurte e queijos, ovos e frango.

Avisos

Uma deficiência de B12 que não é tratada por longos períodos de tempo pode causar danos permanentes aos seus nervos , adverte o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. As deficiências de vitamina B12 também podem aumentar o risco de doença cardíaca devido a níveis sanguíneos elevados de homocisteína. Às vezes, reações alérgicas graves a injeções de vitamina B12 ocorreram, observa o UMHS. Além disso, tomar ácido fólico pode esconder uma deficiência de vitamina B12, e tomar vitamina B12 pode causar um desequilíbrio de outras vitaminas essenciais do complexo B, diz o UMMC. Suplementos de vitamina B12 também podem interferir com certos medicamentos, como antibióticos de tetraciclina, anticonvulsivantes, diabetes e drogas quimioterápicas, medicamentos para a gota, como a colchicina, e muitos tipos diferentes de drogas que reduzem o ácido estomacal para o refluxo ácido.