A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, o que significa que seu corpo pode armazenar reservas de vitamina D em seus tecidos adiposos. A exposição solar desencadeia o fabrico de vitamina D, que também está disponível em suplementos multivitamínicos e autónomos, leite fortificado e produtos lácteos, cereais enriquecidos, ovos, peixes de água salgada, cogumelos, óleo vegetal, marisco e batata-doce. A dose normal recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade. A dose pediátrica diária recomendada de vitamina D é de 5 microgramas ou 200 UI, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC. Esta dosagem é apropriada para lactentes, crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade. No entanto, as crianças que amamentam e que ainda não consomem 1 litro de leite integral ou fórmula láctea diariamente devem consumir 10 microgramas ou 400 UI de vitamina D por dia. Crianças e adolescentes que não consomem pelo menos 1 litro de leite por dia devem também tomar uma dose diária de vitamina D de 10 microgramas ou 400 UI.
Dosagem de adultos
A dose diária recomendada de vitamina D é de 5 microgramas ou 200 UI para adultos até aos 50 anos, incluindo mulheres grávidas e lactantes, de acordo com o UMMC. Os requisitos de vitamina D para idosos são maiores; a ingestão diária recomendada é de 10 microgramas ou 400 UI para adultos com idades entre 51 e 70 anos e 15 microgramas ou 600 UI para adultos com mais de 70 anos.
Funções
A vitamina D é necessária para a absorção e uso de cálcio para manter a resistência e densidade óssea; É particularmente importante para o desenvolvimento ósseo em crianças e adolescentes, diz Phyllis Balch, autor de "Prescription for Nutritional Healing". Esta vitamina também ajuda a regular o ritmo cardíaco e a função muscular. A deficiência de vitamina D pode levar à osteoporose, crescimento deficiente e aumento do risco de doença cardíaca.
Considerações
A vitamina D é considerada segura em doses diárias de até 25 microgramas ou 1.000 UI para crianças menores de 12 anos, e até 50 microgramas ou 2.000 UI para adolescentes e adultos, de acordo com o UMMC. Exceder esses limites pode causar efeitos colaterais como coceira, constipação, vômitos, perda de apetite, dor nos ossos e fadiga. Converse com seu médico antes de usar suplementos de cálcio ou excedendo a ingestão diária recomendada, especialmente se você sofre de doença cardíaca, hipercalcemia ou doença renal.