casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Como a vitamina C afeta o hormônio Cortisol?

O ácido ascórbico, mais comumente conhecido como vitamina C, é uma vitamina solúvel em água que os seres humanos precisam ingerir regularmente. Ao contrário da maioria dos animais, os seres humanos não podem fabricar sua própria vitamina C. Para o público em geral, é provavelmente uma das vitaminas mais familiares, mas muitas pessoas podem não estar cientes das maneiras como ela é usada pelo organismo e seu efeito sobre o hormônio cortisol. br> Vitamina C

A vitamina C tem uma ampla gama de funções. O Instituto Linus Pauling relata que essa vitamina é necessária para o organismo criar o colágeno que faz parte dos vasos sanguíneos, tendões, músculos, ossos e pele. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger contra os "radicais livres" - átomos, íons ou moléculas que se acredita estarem envolvidos em degeneração e doença; Ela afeta a digestão do colesterol, e está envolvida na síntese de norepinefrina, uma substância química no cérebro.

Cortisol

O cortisol é um hormônio esteróide secretado pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse ou quando o nível de cortisol no sangue é baixo. O corpo usa cortisol para aumentar o açúcar no sangue. O cortisol também ajuda no metabolismo da gordura, proteína e carboidratos, e pode diminuir a formação óssea. Previne a liberação de substâncias inflamatórias, e é usado medicamente para tratar a doença de Addison, artrite reumatóide e alergias.

Pesquisa atual

Níveis elevados de cortisol são um fator na supressão do sistema imunológico, e pesquisas estão sendo conduzidas determinar se a suplementação de vitamina C pode aumentar a função do sistema imunológico, reduzindo os níveis de cortisol. Na Universidade de Dalhousie, na Nova Escócia, os pesquisadores estudaram o efeito da suplementação de vitamina C em seres humanos submetidos ao estresse pelo calor. Os autores afirmam: “O esforço físico prolongado e o estresse ambiental podem provocar depressão pós-exercício da função das células imunes, aumentando a suscetibilidade da infecção do trato respiratório superior (ITRS).” Eles descobriram que a vitamina C é mais eficaz que um placebo na redução dos níveis de cortisol. Um estudo na Alemanha mediu a resposta de seres humanos a testes de estresse - falar em público e aritmética mental - usando vitamina C e um placebo. Este estudo descobriu que a suplementação de vitamina C diminuiu as medidas de estresse e que os níveis elevados de cortisol dos participantes se recuperaram mais rapidamente. Em um estudo publicado no "International Journal of Sports Medicine" de outubro de 2001, os maratonistas que receberam suplementos de vitamina C mostraram níveis mais baixos de cortisol. Embora considerações sobre a vitamina C e o cortisol interajam, as implicações da pesquisa ainda não estão claras. O instituto Linus Pauling - embora o próprio Pauling recomendasse doses muito altas de vitamina C - afirma que homens e mulheres adultos deveriam consumir pelo menos 400 mg de vitamina C diariamente. Isso equivale a dez porções ou cinco xícaras de frutas e vegetais, de modo que o Instituto sugere vitamina C suplementar em duas doses separadas de 250 mg, tomadas de manhã e à noite. É imprudente se automedicar com vitamina C ou qualquer outro suplemento para uma condição específica, e se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve discuti-las com o seu profissional de saúde.