A bactéria H. pylori, ou Helicobacter pylori, é um patógeno que existe nos estômagos de cerca de dois terços da população mundial. Ter esta bactéria aumenta o risco de desenvolver câncer de estômago e úlceras gástricas. Pesquisas médicas mostraram que a vitamina C, a vitamina E e o mel podem combater o H. pylori.
H. Pylori Antecedentes
H. pylori pode ser mais bem conhecido por seu papel em causar úlceras pépticas. O National Cancer Institute informa que o H. pylori é responsável pela maioria das úlceras que ocorrem no estômago e no intestino delgado. Em 1994, o H. pylori foi classificado como um agente causador de câncer pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Este patógeno foi identificado como a principal causa de câncer gástrico ou câncer de estômago. O câncer gástrico é a segunda principal causa de mortes por câncer no mundo. Embora a ocorrência geral de câncer gástrico esteja diminuindo, o Instituto Nacional do Câncer estima que 21.600 pessoas nos Estados Unidos contrairão câncer gástrico e 10.990 morrerão em 2013.
Vitaminas C e E -
"Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics" descobriu que a suplementação de vitaminas C e E, enquanto tomava antibióticos, ajudou a erradicar o H. pylori, diminuindo o estresse oxidativo e fortalecendo o sistema imunológico. "Heliobacter" também descobriu que a adição de vitaminas C e E à terapia antimicrobiana tradicional resultou em uma taxa de erradicação de 91 por cento de H. pylori. Um estudo de base populacional publicado em 2003 na "Cancer Science" descobriu que a suplementação de vitamina C pode proteger contra a progressão da atrofia da mucosa gástrica causada pelo H. pylori. Outro estudo de 2011 publicado no "Indian Journal of Pharmacology" também descobriu que altas doses de vitamina C podem inibir o crescimento do H. pylori.
Fontes de Vitamina C e E
As vitaminas C e E podem ser consumidas. em quantidades elevadas como suplementos dietéticos. Boas fontes de vitamina C na dieta incluem pimentão vermelho, suco de laranja, laranja, suco de grapefruit, kiwi, pimentão verde, brócolis, morango e couve de Bruxelas. Alimentos ricos em vitamina E incluem óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, amêndoas, óleo de girassol, óleo de cártamo, avelãs e manteiga de amendoim. Como a vitamina E é encontrada em quantidades relativas mais baixas, e presente em menos fontes alimentares, pode ser o mais benéfico dos dois nutrientes para complementar.
Benefícios do mel
Um estudo de 2006 publicado no "Sultan Qaboos O University Medical Journal "descobriu que o mel possui potentes propriedades antibacterianas que são eficazes contra a bactéria H. pylori. Outro estudo publicado em 2011 no "Asian-Pacific Journal of Tropical Biomedicine" teve os mesmos resultados e observou que o mel manuka, em particular, é adequado para o tratamento de úlceras.