A vitamina D é um nutriente solúvel em gordura que não está presente em muitos alimentos, mas pode ser sintetizado em seu corpo com a exposição solar. Muitas pessoas são deficientes em vitamina D, o que pode causar inúmeros problemas de saúde. Porque a vitamina D não está disponível em uma ampla variedade de alimentos, a exposição ao sol pode ajudar você a atingir e manter um nível saudável deste nutriente essencial.
Importância da Vitamina D
Uma das principais responsabilidades da vitamina D é ajudá-lo a absorver o cálcio de seus alimentos e bebidas. A vitamina D também ajuda seu corpo a reter o fósforo, outro mineral necessário para a saúde dos ossos. Esta importante vitamina também contribui para o crescimento ósseo e auxilia na remodelação dos ossos. Você também precisa da vitamina D para a função imunológica adequada, o crescimento celular e para reduzir a inflamação. Uma ingestão insuficiente de vitamina D contribui para ossos fracos e quebradiços e pode aumentar o risco de câncer, esclerose múltipla e doenças cardíacas.
Exposição solar para a vitamina D
Quando a luz solar atinge sua pele desprotegida, estimula a síntese de vitamina D, um processo que ocorre quando o fígado converte a vitamina D em uma substância chamada calcidiol. Os raios UVB emitidos pelo sol são responsáveis por desencadear este processo, mas muitos fatores reduziram a quantidade de luz solar a que a pessoa média está exposta. Protetores solares, cobertura de nuvens, localização, época do ano e clima desempenham um papel na quantidade de luz solar disponível para a vitamina D. A Escola de Saúde Pública de Harvard recomenda 15 minutos de luz solar por dia para obter os maiores benefícios da vitamina D.
Danger Exposição excessiva ao sol
Uma razão pela qual os níveis de vitamina D podem estar diminuindo entre a maioria das populações é por causa do amplo esforço para educar as pessoas sobre os riscos da exposição ao sol desprotegida. Estar ao sol sem protetor solar aumenta o risco de queimaduras solares, o que pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Se você é deficiente em vitamina D, fale com seu médico sobre se a exposição solar desprotegida é ideal para você.
Formas alternativas para aumentar os níveis de vitamina D Os Institutos Nacionais de Saúde informam que adultos entre as idades de 19 e 70 precisam de 600 unidades internacionais de vitamina D por dia e os adultos com mais de 70 anos precisam de 800 UI por dia. Se você e seu médico determinaram que a exposição solar desprotegida não é a ideal para você, adicionar certos alimentos pode ajudar a aumentar a ingestão de vitamina D. O leite fortificado é a fonte mais comum, mas salmão, cavala, atum, suco fortificado, iogurte fortificado, gema de ovo, sardinha e óleo de fígado de bacalhau também são fontes de alimento. Se você não conseguir obter vitamina D suficiente da sua dieta, seu médico poderá recomendar um suplemento para ajudá-lo a atingir a quantidade recomendada.