A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, obtida principalmente pelo corpo da exposição à luz solar. Sua principal função é manter níveis saudáveis de fósforo e cálcio no sangue. A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e ajuda a prevenir várias condições e doenças. A vitamina D está em certos alimentos, como ovos, óleo de fígado de bacalhau, peixe de cor escura e leite fortificado e está disponível em suplementos. Ele pode ser referido por outros nomes, como ergocalciferol (vitamina D-2), calciferol ou colecalciferol (vitamina D-3), relata o site Medline Plus. Como com todos os medicamentos, ervas ou suplementos, tome cuidado para evitar efeitos colaterais.
Efeitos colaterais
A vitamina D é bem tolerada, de acordo com o site PDR Health, mas quantidades excessivas podem causar fraqueza, náusea, dor óssea, dores de cabeça, vômitos, perda de apetite, perda de peso, elevação dos níveis de colesterol, coceira, diminuição da libido, micção excessiva e aumento da sede. Efeitos colaterais adicionais são relatados pelo Medline Plus.com, como boca seca, zumbido nos ouvidos, vertigem, tontura e depósitos de cálcio encontrados nos órgãos em indivíduos suscetíveis.
Efeitos colaterais graves
Vitamina D em quantidades elevadas podem causar dor no peito, sensação de aperto, urticária, dificuldade em respirar, erupção cutânea ou inchaço, informa o site da PDR Health. Estes podem ser sinais de uma reação alérgica e requerem atenção médica imediata.
Reações adversas
altas doses de vitamina D podem causar várias reações adversas, de acordo com Drugs.com, incluindo comprometimento dos rins com risco de vida . Em pessoas com SNC (distúrbios do sistema nervoso central), altas doses podem causar retardo mental. Altas doses também podem causar calcificação nos tecidos e órgãos do corpo, incluindo o coração, vasos sangüíneos e pulmões.
Avisos e contra-indicações
Fale com seu médico antes de usar vitamina D se estiver grávida, tiver lúpus, doença cardíaca ou renal ou estão a tomar medicamentos para o coração, como digitálicos. Além disso, o excesso de vitamina D pode agravar certas doenças, aponta Medline Plus, incluindo hiperparatireoidismo e doença renal.
Interações O óleo mineral ingerido internamente interfere com a absorção de vitamina D, porque é uma vitamina lipossolúvel, de acordo com Drugs.com. O website do PDR Health relata interações de altas doses de vitamina D com antiácidos contendo alumínio, suplementos de magnésio, Orlistat (Xenical) e colestiramina (Questran). , , ] ]