A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que está presente naturalmente em muitos alimentos. A vitamina E é um antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer, doença de Alzheimer e complicações do diabetes. A vitamina também ajuda a promover a saúde dos olhos e é importante para a formação de glóbulos vermelhos. A vitamina E normalmente não está ligada à urina, embora alguns alimentos que contêm vitamina E e condições médicas associadas a uma deficiência crônica possam afetar o cheiro da urina.
Ingestão diária
A quantidade diária recomendada de vitamina E para homens e mulheres 14 e mais velhos é 15 mg - 22,4 IU -, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos. O germe de trigo é a fonte mais rica de vitamina E, embora também seja abundante no fígado, ovos, sementes de girassol, avelãs e nozes, espinafre, couve, aspargos, batata-doce e abacate. Não houve evidência de efeitos negativos de fontes alimentares, mas o excesso de vitamina E através de suplementos pode causar hemorragia e distúrbios hemorrágicos. Fale sempre com o seu médico antes de tomar um suplemento.
Odor de urina
O cheiro da sua urina depende da sua concentração e dos alimentos e medicamentos que consome. Por exemplo, urina que não é diluída mas muito concentrada pode ter um forte cheiro de amônia. Além disso, um alimento como aspargo - que é uma fonte de vitamina E - pode afetar o cheiro da urina. Condições médicas que podem afetar o cheiro da urina incluem complicações do diabetes ou uma doença renal ou infecção, que são condições que podem ser afetadas por níveis cronicamente baixos de vitamina E.
Problemas nos rins
Uma deficiência de vitamina E é raro, mas pode estar presente em pessoas com problemas de má absorção de gordura. Se você tem uma deficiência crônica, isso pode contribuir para problemas renais, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Um problema com os rins pode causar um cheiro de urina que é ruim ou anormal.
Diabetes
Diabéticos muitas vezes têm baixos níveis de antioxidantes, o que pode explicar o aumento do risco de problemas de saúde. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a suplementação de vitamina E pode proteger os diabéticos de danos nos rins, o que pode contribuir para um cheiro anormal de urina. Mais pesquisas são necessárias para determinar se a vitamina E realmente ajuda as pessoas com diabetes.
Veja o seu médico
Se você está preocupado com o cheiro da sua urina, consulte o seu médico. Um mau cheiro pode ser causado por uma série de condições de saúde, incluindo uma infecção do trato urinário. O seu médico pode dizer se o cheiro da sua urina está de alguma forma ligado à vitamina E.