Também chamado de pantotenato ou ácido pantotênico, a vitamina B-5 é um nutriente essencial para o seu corpo. Embora você possa obter vitamina B-5 de muitos alimentos diferentes, você também pode tomar um suplemento para corrigir uma deficiência. Antes de tomar um suplemento, discuta suas necessidades específicas de vitamina B-5 com seu médico.
A função da vitamina B-5
Como outras vitaminas B, a vitamina B-5 ajuda seu corpo a metabolizar carboidratos e gorduras para transformá-los em energia, explica a Universidade de Maryland Medical Center. A vitamina B-5 desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos, apoiando a saúde gastrointestinal, regulando as glândulas supra-renais e sintetizando o colesterol. A vitamina B-5 também ajuda a produzir o neurotransmissor chamado acetilcolina, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
Bom para o colesterol
colesterol elevado e triglicerídeos colocá-lo em risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, de acordo com o Associação Americana do Coração. Tomando pantethine, uma forma de ácido pantotênico, irá reduzir o risco, diminuindo seus níveis. A Universidade de Michigan Health System explica que, para reduzir seus níveis de colesterol, você consome 300 miligramas de pantethine 2 a 4 vezes por dia. Para diminuir os triglicerídeos, você deve tomar 300 miligramas de pantethine três vezes por dia.
Bom para a artrite
A vitamina B-5 é encontrada para ser útil no tratamento da artrite reumatóide ou RA. RA é uma condição na qual o sistema imunológico ataca suas articulações, causando dor e inflamação que podem não apenas danificar suas articulações, mas também seus órgãos e seu coração, de acordo com a Fundação para Artrite. A Universidade de Michigan Health System recomenda que você tome 2000 miligramas de vitamina B-5 por dia para tratar os sintomas da artrite, como rigidez matinal e dor.
Dosagem Apropriada
Muitas vezes rotulado como ácido pantotênico ou pantotenato de cálcio, A vitamina B-5 está incluída na maioria dos suplementos vitamínicos do complexo B. Embora a ingestão diária recomendada de vitamina B-5 para adultos seja de apenas 5 miligramas, seu médico pode recomendar doses muito mais altas para ajudar a tratar condições específicas de saúde, diz a Universidade de Maryland Medical Center.
Pessoas com colesterol alto ou Os triglicérides podem consumir até 900 miligramas de vitamina B-5 por dia e as pessoas com artrite reumatóide podem tomar até 2.000 miligramas por dia. Essas doses terapêuticas de vitamina B-5 são freqüentemente divididas em três doses separadas por dia, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Apenas tome essas doses elevadas sob a supervisão de um médico, no entanto.
Coisas a considerar
Tomar uma única vitamina do complexo B pode causar um desequilíbrio das outras vitaminas B, então você deve tomar um suplemento contendo todas as vitaminas do complexo B, aconselha a Universidade de Maryland Medical Center. Além disso, tomar vitamina B-5 pode interferir com alguns outros medicamentos. Suplementos de vitamina B-5 poderiam interagir negativamente com antibióticos de tetraciclina e inibidores de colinesterase usados para tratar a doença de Alzheimer. Suplementos de vitamina B-5 podem não ser seguros para mulheres grávidas ou que amamentam, alerta o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. , , ] ]