Quanto é a maior parte da toxicidade da vitamina D ocorre quase exclusivamente de consumir muitos suplementos nutricionais em oposição ao excesso quantidades de sua dieta ou exposição ao sol. O limite superior recomendado para a ingestão de vitamina D é de 4.000 unidades internacionais ou 100 microgramas por dia, incluindo fontes alimentares e suplementares. Se você tomar suplementos de multivitaminas e vitamina D, verifique a dose em cada um para determinar a quantidade total de vitamina D suplementar que você consome diariamente. Além disso, verifique os ingredientes se você tomar um suplemento de cálcio; muitas marcas incluem vitamina D.
Hipercalcemia
A vitamina D estimula a absorção ativa de cálcio dietético do seu intestino delgado. Promove também a retenção urinária de cálcio nos rins. Uma quantidade anormalmente alta de vitamina D em seu corpo pode causar um nível elevado de cálcio no sangue, ou hipercalcemia. Muitos dos sinais e sintomas da hipervitaminose D resultam de muito cálcio em seu corpo.
Náusea, vômitos e perda de apetite
Os sintomas iniciais de muita vitamina D incluem perda de apetite, náusea e vômito. A constipação também pode ocorrer. Como muitas condições médicas causam esses sintomas, você pode não associá-las imediatamente ao excesso de ingestão de vitamina D.
Fraqueza muscular
A concentração de cálcio nas células musculares e na corrente sanguínea influencia a função muscular. Com um alto nível de cálcio no sangue devido à toxicidade da vitamina D, você pode sentir fraqueza muscular e facilidade de fatigabilidade. Os tiques musculares e espasmos também podem ocorrer.
Aumentou a micção e sede de Soro
Excesso de cálcio na corrente sanguínea causada por hipervitaminose D geralmente leva ao aumento da micção. Porque você perde a água total do corpo através do excesso de micção, a sua sede também aumenta. Se a ingestão de água não acompanhar as perdas pelos rins, você pode ficar desidratado.
Problemas nos rins
A hipercalcemia associada à toxicidade da vitamina D pode causar problemas nos rins, podendo levar à insuficiência renal. A formação de cálculos renais contendo cálcio pode ocorrer e contribuir para a redução da função renal. Perda de proteína através de sua urina é um sinal comum de danos nos rins.
Irritabilidade e fadiga
Os desequilíbrios químicos em seu corpo que ocorrem com hipervitaminose D podem afetar seu estado mental, geralmente causando irritabilidade, nervosismo e fadiga . Embora esses sintomas ocorram com muitas doenças, sua presença junto com outras associadas à hipervitaminose D pode ajudar seu médico a determinar o diagnóstico correto.