A vitamina C é uma vitamina solúvel em água essencial para o crescimento celular e para o reparo de tecidos. Também conhecida como ácido ascórbico, esta vitamina exibe propriedades antioxidantes, protegendo o corpo dos danos celulares e moleculares causados pelos radicais livres. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, muitas pessoas podem ser ligeiramente deficientes em vitamina C, contribuindo para inúmeras condições de saúde, incluindo doenças cardíacas e hipertensão arterial. A melhor maneira de prevenir a deficiência de vitamina C é através da ingestão de frutas e legumes.
Vitamina C e Formação de Colágeno A vitamina C é essencial para a síntese de colágeno, um importante componente estrutural do tecido conjuntivo, cartilagem, pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. Este nutriente essencial promove o crescimento celular, o reparo tecidual e a cicatrização de feridas. A deficiência de vitamina C inibe a síntese de colágeno e cartilagem e pode resultar em doenças articulares degenerativas nas quais as articulações se tornam doloridas e inchadas. Tecido conjuntivo enfraquecido, vasos sanguíneos rompidos, capilares sanguíneos enfraquecidos e rigidez muscular são sintomas de deficiência de vitamina C. Essa deficiência resulta em cicatrização prejudicada, sangramento interno, gengivas inchadas e com sangramento, esmalte dentário enfraquecido e dentes frouxos.
Vitamina C e saúde imune
A vitamina C é um antioxidante potente e eficaz que destrói o radical livre de oxigênio que causam danos celulares, aceleram o processo de envelhecimento e aumentam o risco de diferentes tipos de câncer. Fortalece o sistema imunológico, protege contra infecções virais e bacterianas e mantém a integridade do sistema imunológico, protegendo os glóbulos brancos do estresse oxidativo e dos danos causados pelos radicais livres. Os primeiros sintomas da deficiência de vitamina C em adultos incluem fraqueza, letargia e irritabilidade; sintomas posteriores incluem diminuição da função imunológica, infecção respiratória, perda de peso, anemia e icterícia.
Causas e tratamento da deficiência de vitamina C
Uma dieta pobre em frutas e vegetais frescos é a causa mais comum de deficiência de vitamina C. Frutas e vegetais perdem dois terços do conteúdo de vitamina C no processo de cozimento e enlatamento. Fumar ou exposição ao fumo passivo, bem como uma sobrecarga imunológica, também esgotam o seu corpo de vitamina C. A diarréia crônica, o consumo de álcool e a anorexia também aumentam o risco de deficiência de vitamina C. O melhor tratamento para a deficiência de vitamina C é aumentar a ingestão de frutas e legumes frescos.
Fontes e Recomendações Dietéticas
A vitamina C pode ser obtida de todas as frutas e vegetais. Morangos, laranjas, tomates, brócolis, manga, pimentão verde, kiwi, repolho, pimentão vermelho e melancia são excelentes fontes de vitamina C. A vitamina C é sensível à luz, ao calor e ao ar, e frutas e vegetais crus contêm o mais alto conteúdo. de vitamina C. A recomendação dietética é de 90 mg para homens adultos e 75 mg para mulheres adultas diariamente. Os suplementos de vitamina C, que geralmente são tomados duas a três vezes por dia, podem ajudar a melhorar a disfunção dos vasos sanguíneos e a fraqueza capilar causada pelo fumo.